spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Caio Paião lança obra sobre memória e resistência na navegação amazônica, no dia 3, em Manaus

Livro revisita criticamente a chegada dos vapores à Amazônia e revela as vozes apagadas pelo discurso do progresso

Na próxima quinta-feira, 3 de julho de 2025, às 17h30, o Salão de Eventos da Valer Teatro abre as portas para o lançamento de ‘Para além das chaminés’, livro do historiador manauara Caio Giulliano Paião. O evento é gratuito!

A obra mergulha em um dos episódios mais simbólicos da história da Amazônia imperial: a introdução da navegação a vapor. Longe de reforçar o imaginário do progresso incontestável, o autor opta por caminhar nas margens — literal e simbolicamente — para escutar o que ficou fora dos registros oficiais.

Segundo a coordenadora editorial da Valer, Neiza Teixeira, ‘Para além das chaminés’ é uma obra de grande relevância por ter novidade no tema.

“É um livro muito importante, tanto pelas informações que ele apresenta como pela novidade do tema e pela forma como o autor faz a sua abordagem. A obra é uma das vencedoras do Concurso Fruta de Barro — 2023. É importante para o catálogo da editora Valer.” Ressaltou Neiza.

Sobre a obra

Quando o explorador alemão Robert Avé-Lallemant escreveu, em 1859, que a única prova de progresso no Amazonas era a fumaça da chaminé de um navio europeu, ele não estava apenas relatando uma impressão pessoal. Estava, também, ecoando um discurso já em curso, que associava tecnologia estrangeira à ideia de civilização. ‘Para além das chaminés’ nasce da recusa desse olhar superficial e colonizado.

Ao longo do livro, Caio Paião retoma esse período com atenção às fraturas, contradições e resistências que marcaram a chegada dos vapores à região. Sua escrita não busca romantizar a história, mas compreendê-la com densidade: entre as linhas dos jornais da época, nos relatos de viajantes e nos documentos administrativos, ele descobre os silêncios e o que eles tentaram esconder.

Fruto de uma premiada pesquisa de mestrado desenvolvida na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a obra se destaca por tratar a navegação a vapor não apenas como um fenômeno técnico, mas como um projeto político e cultural, com implicações profundas sobre o território e os modos de vida dos povos amazônicos.

O livro mostra como a modernização imposta ao norte do Brasil foi acompanhada por um esforço retórico intenso; uma tentativa deliberada de legitimar transformações sociais que, em muitos casos, não dialogavam com a realidade local. Nas palavras do historiador Davi Avelino Leal, que assina a orelha da obra, trata-se de uma pesquisa que ‘mina as bases discursivas’ do vapor como símbolo único de progresso, desafiando a linearidade das narrativas dominantes.

Sobre o autor

Caio Giulliano Paião é natural de Manaus. É doutor em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre em História Social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Suas pesquisas giram em torno da história social do trabalho, da história marítima e do movimento operário com foco na dimensão amazônica. Atualmente, é pós-doutorando em História, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Serviço:

Lançamento do livro Para além das chaminés, de Caio Giulliano Paião

•⁠ ⁠Local: Salão de Eventos da Valer Teatro
•⁠ ⁠ Data: quinta-feira, 3 de julho
•⁠ ⁠ Horário: 17h30
•⁠ ⁠Entrada livre
•⁠ ⁠Atividades: Conversa com o autor + sessão de autógrafos

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...

Governo publica programação do Orçamento em 2026

O Governo Federal publicou...

Anvisa determina recolhimento de lotes de fórmula infantil da Nestlé

(Folhapress) – A Anvisa determinou o recolhimento de dez lotes da fórmula...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

ChatGPT também faz imagens no estilo Pixar

O ChatGPT agora pode gerar imagens no estilo Pixar, permitindo criar ilustrações detalhadas e expressivas a partir de descrições ou fotos Compartilhe esta matéria Tudo...

Traficantes do Rio usam redes sociais para se exibir e promover bets ilegais

Por Bruna Fantti (Folhapress) – Tiroteios na mata, ameaças a rivais, exibição de...

Polícia encontra corpo que pode ser de jovem desaparecida há 13 dias

A polícia encontrou o corpo de uma mulher na noite da última quarta-feira (2) perto de uma rodovia na cidade de...