spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Câmara acumula mais de mil pedidos de urgência não pautados além do projeto de anistia


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

A Câmara dos Deputados acumula mais de mil “projetos de urgência” que não foram pautados para além do projeto que prevê a urgência para a anistia aos golpistas do 8 de Janeiro, protocolado nesta segunda-feira (14). O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), é quem decide se o projeto será colocado na ordem do dia ou não.

De acordo com o regimento interno da Câmara, o número de assinaturas (ao menos 257 são necessárias) não torna obrigatório levar o texto à votação. Se a Casa aprovar a urgência, a matéria tramitará com mais velocidade, sem precisar passar por comissões temáticas.

O número de processos na fila da urgência foi lembrado pelo líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), que disse que o protocolo do requerimento de urgência não garante a tramitação do PL da Anistia.

Já o líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), com boa relação com o presidente da Casa, acredita que Hugo Motta não levará a urgência ao plenário. “Desde que ele assumiu, só tem pautado em urgência projetos de consenso entre os líderes”.

Anistia

Presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), é quem decide se o projeto será colocado na ordem do dia ou não.

Juristas afirmam que PL da Anistia privilegia patrocinadores do golpe

O Projeto de Lei nº 2.858/2022, de autoria do deputado Major Vitor Hugo (PL-GO), é alvo de duras críticas por parte de juristas e advogados criminalistas, que veem na proposta uma tentativa de proteger os líderes e financiadores dos atos golpistas ocorridos após as eleições de 2022. O projeto concede anistia ampla a pessoas que participaram de manifestações entre 30 de outubro daquele ano e a data de entrada em vigor da eventual lei.

O texto prevê o perdão judicial para crimes políticos, eleitorais e quaisquer outros praticados por motivação política. A redação inclui não apenas participantes diretos, mas também organizadores, financiadores e pessoas que apoiaram os atos por meio de falas ou publicações em redes sociais.

Multas e restrições de direitos aplicadas por decisões judiciais também seriam anuladas. Estão excluídos da anistia apenas crimes contra a vida, a integridade física, sequestro e cárcere privado.

Em matéria do jornalista Cleber Lourenço, no ICL Notícias, juristas rebateram as argumentações dos bolsonaristas.



Fonte: ICL Notícias

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Raphael Veiga deixa futuro no Palmeiras em aberto após derrota na final

O meia Raphael Veiga não sabe o que acontecerá na metade deste ano e pode deixar o Palmeiras. Segundo o empresário do...

Cinco deputados do Pará assinam urgência para PL da Anistia

Os deputados federais do Pará: Eder Mauro, Joaquim Passarinho, Delegado Caveira, Olival Marques e Raimundo Santos (Composição de Paulo Dutra/CENARIUM) ...

Amazonas se prepara para receber mais de 200 Membros do MP brasileiro para discutir Direitos Humanos

Grupo Nacional de Direitos Humanos realiza evento inédito na Região Norte para promover a justiça social e estratégias de atuação frente aos desafios atuais O...