spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Câmara aprova aumento de pena para quem entregar bebida alcoólica a criança – Política – CartaCapital



A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira 25, um projeto de lei que aumenta a pena para quem viabilizar o acesso de bebidas alcoólicas a crianças ou adolescentes — se houver o consumo. O texto segue para análise do Senado.

A autora do projeto é a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ). A versão aprovada, com emenda de Rogéria Santos (Republicanos-BA), relatora na Comissão de Assistência Social, determina elevação da pena entre um terço e metade se a criança ou o adolescente consumir o produto.

A pena padrão pelo crime, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, é de detenção de 2 a 4 anos e multa para quem vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, a bebida alcoólica.

Laura Carneiro afirmou que, atualmente, o crime não exige que a criança ou o adolescente consuma a bebida. “Mas não há como ignorar que se apresentam muito mais graves, a demandar uma punição mais elevada, os casos em que essa utilização ocorre efetivamente.”

Sem álcool

Para a relatora do projeto na Comissão de Constituição e Justiça de Cidadania, Maria Arraes (Solidariedade-PE), a proposta apresenta uma punição proporcional ao dano decorrente. “Busca corrigir lacuna legislativa indevida e indesejada, e que promoverá censura penal condizente com a verdadeira lesão verificada.”

Já o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) afirmou que o aumento de pena não é a grande solução para a criminalidade, mas pode servir em algumas circunstâncias. “Toda droga é uma droga, e o melhor combate é pela educação.”

Maria do Rosário (PT-RS) defendeu a aprovação da proposta, mas associada à adoção de políticas públicas para enfrentar o problema, enquanto Glauber Braga (PSOL -RJ) colocou em dúvida se o direito penal é a solução para evitar o consumo de álcool por crianças.

(Com informações da Agência Câmara de Notícias)



Por: Carta Capital

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

ONU: progresso humano travou – inteligência artificial pode ajudar

Tudo sobre Inteligência Artificial Um relatório divulgado nesta terça-feira (06) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) revelou que o progresso do...

Uma nova potência militar pode surgir

Olhar Digital > Pro > Uma nova potência militar pode surgir – e a aposta está nos preços baixos Novo mercado em potencial foi...