spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Câmara vai aumentar verba de gabinete em cerca de 23% após reajuste de servidores


Por Augusto Tenório, Luany Galdeano e Raphael Di Cunto

(Folhapress) – A Câmara aumentará em cerca de 23% a verba de gabinete após aprovar um projeto que reajusta o salário e cria novo penduricalho para servidores da Casa. O novo valor do orçamento que cada deputado terá para pagar o vencimento dos seus funcionários passará a ser de aproximadamente R$ 165 mil mensais.

O aumento acontecerá através de ato da Mesa Diretora, que deve ser assinado ainda nesta quarta-feira (4) pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Há previsão, também, de um auxílio-saúde para os servidores.

Atualmente, cada deputado tem R$ 133,1 mil por mês para distribuir para até 25 secretários parlamentares. A verba de gabinete é o valor que congressistas possuem para pagar os funcionários do seu escritório.

Os líderes argumentam que, como o salário dos servidores aumentará, também será necessário atualizar a verba de gabinete. Caso contrário, afirmam que serão obrigados a demitir funcionários para se manter no limite atual.

O reajuste deve aumentar de 8% a 9,28% os vencimentos dos servidores, afirmou o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Líderes defendem um reajuste da verba de gabinete no mesmo patamar.

Há também aumentos indiretos no projeto. Ele extingue a gratificação de representação para servidores do Legislativo e cria um novo adicional, cujo valor varia entre 40% e 100% do vencimento básico de cada cargo. Esse valor não pode ultrapassar o teto constitucional.

O projeto diz que o próprio Orçamento da Câmara absorverá o aumento, sem necessidade de novos repasses ao Legislativo.

A proposta também estabelece uma licença compensatória para quem exerce função comissionada que dá um dia de folga a cada três trabalhados em períodos como feriados, finais de semana e outras jornadas de descanso.

Se a licença não for usufruída, o servidor poderá receber, como indenização, um valor equivalente em dinheiro, livre de Imposto de Renda e capaz de ultrapassar o teto. Há um limite de dez dias de licença por mês.

A proposta foi aprovada no Senado também na terça. Agora, o texto vai à sanção do presidente Lula (PT).

Tramitação da proposta

O projeto foi aprovado às pressas na Câmara.

Houve reclamações. A deputada Adriana Ventura (Novo-SP) pediu mais tempo para análise do texto, mas foi derrotada em plenário. “A questão aqui não é se merece ou se não merece. A questão é a distorção. Cadê a análise de impacto? Cadê os estudos feitos? Estou vendo a Consultoria aqui, e eu queria entender o impacto que isso tem”, disse.

A Casa recusou até votação nominal, requisitada pelo deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP), impedindo a checagem de quem votou a favor ou contrariamente. Esse mecanismo geralmente é utilizado para evitar retaliações da opinião pública.

Hugo Motta defendeu a proposta. “Estamos com este projeto que está sendo votado, e não está sendo discutido aqui, promovendo também o reajuste salarial dos secretários parlamentares, dos secretários dos Deputados, que são de livre contratação”, iniciou.

O parlamentar emendou: “Estamos instituindo um aumento no salário de 8% para esses servidores, para os secretários parlamentares, o mesmo reajuste que foi dado aos servidores do Judiciário, nós levamos em consideração esse parâmetro”.





ICL – Notícias

Bet, a feia: Esportes da Sorte pede que artista de Olinda pare com uso de marca em sátira

Por Mariama Correia – Agência Pública  Quem mora em Olinda, Pernambuco, ou já...

Senador vai à PGR e pede afastamento de Toffoli do caso Master

O senador Alessandro Vieira...

TSE rejeita por unanimidade ação contra homenagem a Lula na Sapucaí

Por Isadora Albernaz (Folhapress) — O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) rejeitou, em decisão...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Amazonas Shopping inicia campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças

O Amazonas Shopping iniciou esta semana uma campanha de arrecadação de brinquedos para serem doados a instituições filantrópicas. A ação, que faz parte das...

Guardas municipais são vistos em evento de Omar e Braga

Da esquerda para direita: Omar Aziz, Eduardo Braga e David Almeida (Composição de Paulo Dutra/CENARIUM) ...

Apple investe em eucalipto no Brasil para atingir meta climática

Tudo sobre Apple No coração do Cerrado brasileiro, um novo tipo de floresta está crescendo com velocidade impressionante — e não por acaso. Trata-se...