GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
segunda-feira, abril 28, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Canguru gigante pré-histórico foi extinto por ser ‘caseiro’ demais


Em vez de se espalhar por territórios amplos, o canguru gigante preferia o conforto de casa – e isso contribuiu para a sua extinção

Dois cangurus cinzentos orientais lutando entre si na Tasmânia, Austrália.
(Imagem: Martin Pelanek / Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

Com tamanhos impressionantes e peso de até 170kg, não é à toa que os animais do gênero Protemnodon também sejam chamados de cangurus gigantes.

Eles viveram por volta de 5 milhões a 40 mil anos atrás no continente australiano, e poderiam muito bem se espalhar por amplos territórios com facilidade. Em vez disso, esses cangurus pré-históricos preferiam “relaxar” no conforto de casa – e isso cobraria um preço alto no futuro.

Entenda:

  • Os cangurus gigantes do gênero Protemnodon viveram há cerca de 5 milhões a 40 mil anos no continente australiano;
  • Apesar do tamanho impressionante, esses animais se limitavam a territórios pequenos;
  • O gênero conseguiu se manter estável por milhares de anos, mas, após uma mudança climática, algumas espécies não conseguiram se adaptar, e os cangurus gigantes caminharam pouco a pouco para a extinção.
Canguru gigante viveu no continente australiano. (Imagem: Nobu Tamura/Wikimedia Commons)

Por conta de seu tamanho, era de se esperar que os cangurus Protemnodon fossem bastante expansivos. Entretanto, como apontam os autores de um estudo publicado na Plos One, esses animais eram bem “caseiros” e se restringiam a territórios surpreendentemente pequenos – comportamento que acabou colaborando para a extinção do gênero.

Leia mais:

Grandes cangurus, pequenos territórios

Como explica Chris Laurikainen Gaete, coautor do estudo, ao The Guardian, a distribuição geográfica dos mamíferos herbívoros modernos – como cangurus – costuma ser proporcional aos seus tamanhos. Ou seja, quanto maior a espécie, mais amplo é o território que ela ocupa.

E foi por isso que a equipe ficou tão surpresa ao descobrir, através da análise de fósseis de dentes, que os cangurus gigantes não seguiam essa regra. Na verdade, o gênero pré-histórico viveu e morreu perto das mesmas cavernas em Queensland, onde os restos mortais foram encontrados.

Fóssil de canguru gigante. (Imagem: Paleocolour/Wikimedia Commons)

Estilo de vida tranquilo contribuiu para a extinção do canguru gigante

Cercados por uma floresta tropical abundante, a comunidade de cangurus gigantes conseguiu permanecer estável naquele território limitado por centenas de milhares de anos, alimentando-se da vegetação e protegendo-se de predadores na segurança das cavernas.

Mas, por volta de 280 mil anos atrás, a floresta foi perturbada por uma mudança climática e pela aridez crescente, e a escolha do território limitado impactou diretamente na capacidade de adaptação de algumas espécies dos cangurus Protemnodon – contribuindo, assim, para a extinção do gênero.


Ana Julia Pilato

Colaboração para o Olhar Digital

Ana Julia Pilato é colaboradora do Olhar Digital

Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.




Fonte: Olhar Digital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Shawn Mendes motiva fã a fazer maratona com 10 horas de ônibus

A fisioterapeuta Sara Afonso de Souza, 25, enfrentou 10 horas de ônibus, no trajeto de Belo Horizonte, Minas Gerais, até São...

Falta apetite por integração comercial Mercosul-EUA, diz Lucas Ferraz

A integração comercial entre o Mercosul e os Estados Unidos tem sido tema de debate há décadas, mas parece haver falta de interesse...

Amazonas Shopping monta “Espaço Saúde”, com oferta de serviços gratuitos, nesta quarta (31) e quinta-feira (01)

O Amazonas Shopping, em parceria com a Faculdade Mathias Machline, vai oferecer, nesta quarta-feira (31) e quinta-feira (01), uma série de serviços gratuitos de...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo