GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
23.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 2, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

‘Capital do açaí’ avança na agroindústria, mas tem desafios no escoamento



O município completa 87 anos e é considerado a ‘capital do açaí’ (Compoisção: Paulo Dutra/CENARIUM)

31 de março de 2025

Beatriz Araújo – Da Cenarium

MANAUS (AM)- Distante 280 quilômetros da capital do Amazonas, está localizada a Terra do Açaícomo é popularmente conhecido o município de Codajás (AM), que nesta segunda-feira, 31, celebra 87 anos. A cidade carrega grande influência econômica para a Região Norte com a produção do fruto, e tem avançado na qualidade de vida dos habitantes.

Situada na margem esquerda do rio Solimões, em terreno plano e de pouca elevação, está plantada a antiga povoação, hoje conhecida como a cidade de Codajás. Primitivamente, Codajás era aldeia de Cudaiá, de indígenas do mesmo nome, mais tarde tornou-se pousada dos povos Mura ou Môra, que ainda em meados do século XVIII ocupavam as margens e os lagos dos rios Amazonas e Madeira.

Capital do Açaí

Além de celebrar seu 87º aniversário, Codajás também comemora um avanço na produção e distribuição da sua principal matéria-prima, isso porque, atualmente o município carrega o selo de indicação geográfica, que reconhece o município como a “Capital do açaí”.

Fruto do açaí é armazenado em cestas após colheita (Reprodução/iStock/Mapa)

O reconhecimento da produção de açaí no município beneficia milhares de famílias que trabalham com o fruto na região, isso porque Codajás possui aproximadamente 29.549 habitantes, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022. De acordo com a Prefeitura de Codajás são 3.500 produtores rurais que se dedicam à produção de açaí, ou seja, 11,84% da população.

No município, o valor do açaí custa R$ 10 o quilo, chegando ao valor de R$ 500 por saca da produção. Segundo o presidente da Cooperativa Agropecuária de Codajás, Francisco Dantas, anualmente os produtores têm se reinventado para mandar a qualidade na produção e cultivo da principal matéria-prima da região.

Nós temos a missão de continuar com a qualidade do açaí de Codajas que é reconhecido em todo Brasil. Investimos em boas práticas de produção, através de palestras e cursos, e isso tem melhorado muito a proposição. Além disso, o açaí gera muita renda ao município. Hoje nós temos os pequenos batedouros, pequenas indústrias que mandam para Manaus, e também a fábrica particular, beneficia em torno de 1.500 sacas, 2.000 sacas por dia, então isso gera em torno de 70 a 100 toneladas de açaí”, explicou.

Desafios

Apesar de ser reconhecida como a principal produtora de açaí da Região Norte, Codajás ainda enfrenta desafios, entre eles o escoamento da produção por conta da falta de infraestrutura em ramais e estradas.

“Codajás já teve muitos avanços, mas ainda temos algumas dificuldades. O escoamento da produção ainda é um desafio, isso porque a gente ainda perde em torno de 20% da produção por não como escoar, devido a distância e a colheita nesse período chuvoso, que dificulta a logística“, declarou.

As cidades de Manaus e Manacapuru, além do Estado do Pará, são os principais destinos de comercialização do produto.

Leia mais: Entenda importância do ‘mel de açaí’ para a saúde humana
Editado por Izaías Godinho



Fonte: Agência Cenarium

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Professor da FST aponta as tendências do mercado para a área de Enfermagem nos próximos anos

Cuidados personalizados, uso de novas tecnologias, gestão eficiente, estética, atenção à saúde específica de gênero e ao envelhecimento populacional. Esses são temas que hoje...

Presidente do TCE-AM dá posse a mais quatro servidores aprovados no concurso público

Mais quatro servidores aprovados no concurso público do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), realizado em 2021, tomaram posse, na manhã desta quinta-feira (29),...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo