spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Capitão Alberto Neto recebe investida ao ironizar governo



O deputado federal Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) rebateu uma declaração do também deputado federal Alberto Neto (PL-AM) sobre uma iniciativa do governo Lula (PT) (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

03 de abril de 2025

Bianca Diniz e Jadson Lima – Da Cenarium

MANAUS (AM) – O deputado federal Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) rebateu uma declaração do também deputado federal Alberto Neto (PL-AM) sobre uma iniciativa do governo Lula (PT) que passará a notificar celulares roubados e furtados quando os aparelhos forem reabilitados com um novo chip. A fala do parlamentar do Amazonas foi registrada durante a sessão da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado na Câmara dos Deputados, realizada nessa segunda-feira, 1º.

De acordo com o parlamentar, a informação seria absurda, apesar de verdadeira, mesmo sendo o “Dia da Mentira”, e sugeriu que a medida era ineficaz. Ele usou o espaço para criticar a gestão do presidente Lula. “É primeiro de abril, mas é verdade, eles querem recuperar celular por mensagem de WhatsApp. Se a gente continuar entregando o nosso País nas mãos desses canalhas, a gente vai continuar sendo governado, sabe por quem? Pelas facções criminosas”, disse.

Na sequência, Henrique Vieira criticou a postura do político amazonense. O deputado afirmou que a fala do parlamentar era um reflexo da extrema direita, que, segundo ele, mistura “ignorância e orgulho de ser ignorante”. O deputado também defendeu a proposta do governo, citando um programa semelhante adotado em Teresina (PI), que teria resultado na devolução de seis mil celulares e na redução de 44% dos roubos.

Deputado do Psol rebate Alberto Neto sobre iniciativa do governo Lula (Divulgação)

“Vossas Excelências também não acreditam nisso. Também não acreditam em fontes confiáveis, vivem brigando com a própria realidade. Então, não há nada que eu possa dizer aqui, aparentemente, para convencê-los do equívoco do próprio pensamento porque Vossas Excelências constroem um mundo paralelo, idolatram esse mundo paralelo, não têm capacidade sequer emocional de lidar com quem pensa diferente. Isso é extrema direita, é uma mescla de espírito bélico com negação do direito”, declarou o deputado do Psol.

O deputado do Psol seguiu com o discurso, e afirmou que congressistas do espectro político e ideológico de Alberto Neto têm dificuldade de desenvolver um raciocínio e, por este motivo, não entenderam a proposta do governo federal. A medida está inserida na atualização do programa Celular Seguro, que tem como objetivo aumentar a segurança dos usuários e melhorar o rastreamento de aparelhos perdidos ou subtraídos, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Deputado do Amazonas criticou gestão de Lula sobre medida de celulares (Divulgação)

Henrique Vieira também ironizou o fato de parlamentares como Alberto Neto acharem que os ataques aos prédios públicos em 8 de Janeiro de 2023 foram manifestações dentro dos padrões democráticos. “Vossas excelências não conseguiram desenvolver o raciocínio. Eu entendo que pode ser difícil, porque acham que o dia 8 de Janeiro foi tranquilo, há uma coerência no fato de vocês serem ignorantes rindo de si mesmos”, pontuou o parlamentar.

Celular Seguro

Celular Seguro é um programa do MJSP criado para o combate a roubo e furto de aparelhos celulares em todo o Brasil. Para aprimorar a segurança dos cidadãos, a pasta, hoje comandada por Ricardo Lewandowski, desenvolveu uma plataforma tecnológica para que o próprio cidadão possa comunicar o crime e, ao mesmo tempo, acionar o bloqueio do aparelho, da linha telefônica e dos aplicativos bancários e de instituições financeiras parceiras do programa.

Ao gerar o alerta no Celular Seguro, o cidadão pode escolher bloquear apenas a linha telefônica e as contas vinculadas às instituições parceiras, mantendo ativo o IMEI (número de identificação internacional de equipamento móvel) do seu aparelho celular. Essa opção permitirá o retorno do aparelho roubado, furtado ou extraviado à rede de telefonia, tão logo seja instalado um novo chip.

A informação sobre a habilitação de um novo chip nesse aparelho será repassada pelo MJSP às Polícias Civis estaduais, o que possibilitará a realização de ações para recuperá-lo.

Leia mais: ‘Saúde AM Digital’: governador lança assistente virtual com IA para otimizar atendimentos



Fonte: Agência Cenarium

Sem Lula, Trump convoca cúpula com líderes latinos-americanos contra a China

O presidente Donald Trump convocou uma cúpula de chefes de estado latino-americanos,...

STF suspende reunião sobre menção a Toffoli no caso Master

O Supremo Tribunal Federal...

Bet, a feia: Esportes da Sorte pede que artista de Olinda pare com uso de marca em sátira

Por Mariama Correia – Agência Pública  Quem mora em Olinda, Pernambuco, ou já...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Filho de Rob Reiner é preso por homicídio após morte do pai e da mãe

Por AFP O filho de Rob Reiner foi preso por suspeita de homicídio,...

BC cogita mandado de segurança contra acareação determinada por Toffoli no caso Master

O Banco Central (BC) avalia apresentar um recurso ao Supremo Tribunal Federal...

Escola judicial oferta curso de blindagem digital com tópico de criptomoedas

A Escola Judicial ligada ao Tribunal de Justiça de Sergipe abre nesta quarta-feira (9) as inscrições para um curso de blindagem digital, que...