spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Capoeira transforma a vida de pacientes com Parkinson no Rio de Janeiro

Uma iniciativa inovadora no Rio de Janeiro tem conquistado reconhecimento internacional ao utilizar a capoeira como forma de terapia para pessoas diagnosticadas com Parkinson. O projeto, chamado “Parkinson na Ginga”, oferece aulas semanais para pacientes que buscam melhorar o equilíbrio, a coordenação motora e o bem-estar emocional através da tradicional arte-marcial afro-brasileira.

A ideia partiu da fisioterapeuta e mestra em reabilitação neurológica, Carla Monteiro, que desenvolveu uma metodologia adaptada com base nos movimentos da capoeira. As aulas combinam musicalidade, ginga, movimentos de solo e rodas simbólicas, promovendo não só ganhos físicos, mas também sociais e culturais.

“Antes, eu caía com frequência. Agora, tenho mais segurança nos meus passos”, relata Nilma Teles, 80 anos, uma das participantes do projeto. A iniciativa ganhou espaço em centros de saúde da zona norte da capital e já recebeu apoio da Organização Mundial da Saúde como exemplo de terapia integrativa.

A capoeira, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, agora também é símbolo de esperança e inclusão no tratamento de doenças neurodegenerativas.

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...

Justiça suspende regras de escolas cívico-militares em SP

A Justiça suspendeu liminarmente...

André Mendonça assume relatoria do caso Master após saída de Toffoli

Por André Richter –  Agência Brasil O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

TARIFAÇO INVESTIGADO

Antes do aumento das ações, Trump disse que era um ‘ótimo momento para comprar’ Após a grande alta nas ações dos EUA na...