spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
segunda-feira, fevereiro 16, 2026
spot_imgspot_img

Carnaval, cultura e religiosidades na Sapucaí


Mais uma vez as culturas africanas vão desfilar na passarela do samba. Seja nas suas traduções de suas ressignificações em solo Americano ou com a exaltação das suas espiritualidades, o continente África sempre está presente em uma das maiores festas populares do mundo, o carnaval.

Cá do meu canto, de pesquisador e também sacerdote do candomblé e do culto de Ifá, vejo e compreende os enredos das escolas de samba como um convite para o conhecimento sobre as culturas populares brasileiras e, principalmente, um chamado a promoção da Lei 10.639/03 e 11.645/08.

As manifestações dos carnavais no Brasil, por tradição, vão além das festas e diversões.

Trazendo com maestria reflexões pontuais sobre a importância das culturas populares como veículo de construção das nossas identidades nacionais.

Temas que vem fortalecendo as nossas resistências cotidianas e alimentando as nossas lutas coletivas. Afinal, não é esse o papel da arte? Nos levar à compreender o que poderia passar despercebido dentro das nossas relações cotidianas !

E é justamente esse o papel que as escolas de samba, por meio dos seus enredos, vem fazendo a cada ano .

Esse ano, teremos a Beija-Flor de Nilópolis, com o um enredo foca em nós contar sobre o Bembé do Mercado, destacando o candomblé de rua. A Paraíso do Tuiuti, com o enredo”Lonã Ifá Lukumi”, que vai abordando e levar para a passarela do samba a tradições iorubás e afro-cubanas. A escola Unidos de Vila Isabel, que levará como tema “Macumbembê, Samborembá”, concentrando a sua narrativa sobre a importância da ancestralidade e religiosidade. Já a Portela, vai homenagear Custódio Joaquim de Almeida, um importante personagem histórico na tradição do Batuque afro-gaúcho.

Assim, os sambas enredos dentro dos carnavais, criados e traduzidos pela Nossa Gente, comcumprem com excelência o papel atividade de questionamentos sociais, promoção da cultura, da tolerância e da liberdade religiosa.





ICL – Notícias

Light envia geradores a pacientes com problemas de saúde

Por Gabriele Maia – Tempo Real RJ A concessionária Light confirmou que uma...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Em menos de dois anos, 178 mil pessoas foram despejadas ou sofreram remoções forçadas em Manaus

Em menos de dois anos, 178 mil pessoas  foram despejadas ou sofreram remoções forçadas em conflitos de terra, em Manaus, sendo a maioria mulheres,...

Especialista defende mais educação para salvar vidas no trânsito: “Não é só uma questão de regras, é de consciência”, diz professor Mário Ricardo Carvalho

Com o aumento no número de acidentes nas vias urbanas e rodovias, é preciso alertar para a urgência de reforçar a educação no trânsito...