ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
A Casa da Favela volta à Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) pelo terceiro ano consecutivo, com uma programação que destaca a força da literatura e da cultura das periferias brasileiras.
Com o tema “A favela no multiverso”, o espaço promovido pela Agência de Notícias das Favelas (ANF) terá debates, lançamentos de livros e uma exposição para mostrar a diversidade e a potência dos territórios populares.
Entre os destaques está a participação da escritora mineira Conceição Evaristo, que divide mesa com Viviane Mosé e Auritha Tabajara para discutir “Tecnologias ancestrais para a retomada dos nossos futuros”. O evento também traz o debate “Julho delas”, com figuras como Jandira Feghali, Dani Balbi e Dandara Suburbana, abordando os cruzamentos entre escrita, política e emancipação.
A inteligência artificial entra em pauta na mesa “Memória programada”, que reúne Nina da Hora, Camila Leporace e Talita Azevedo, com mediação de Ivana Bentes, para discutir a disputa por narrativas e o impacto das novas tecnologias nas favelas.
“A arte, a cultura e a literatura das favelas e periferias brasileiras são partes vitais na desconstrução e na reconstrução da nossa sociedade, só é preciso ter oportunidade. A Casa da Favela tem um papel fundamental nesse processo”, ressalta Jaque Palazzi, coordenadora geral do espaço.
A Casa também celebra o lançamento de “GRITA! Histórias & poemas de impacto”, de Káliman Chiappini, obra com prefácio da Ministra da Cultura Margareth Menezes. O autor assina ainda a exposição-instalação “Serpente do mundo”, que propõe uma experiência sensorial sobre ciclos de opressão e libertação.
(Foto: Divulgação / Casa da Favela)
Localização da Casa e programação completa
A Casa da Favela funcionará na Rua Tenente Francisco Antônio, 28, no Centro Histórico de Paraty, de 30 de julho a 3 de agosto. A programação completa está disponível no site da ANF: www.anf.org.br/programacao-da-casa-da-favela-na-flip-reforca-protagonismo-periferico/
Fonte: ICL Notícias




