GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
24.3 C
Manaus
sexta-feira, abril 4, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Celular Seguro usará WhatsApp para dedurar aparelhos irregulares


Programa, que visa combater roubos e furtos de celulares no Brasil, já conta com mais de 2,4 milhões de usuários cadastrados

Montagem de pessoa segurando celular com logotipo do aplicativo Celular Seguro na tela
(Imagem: Divulgação)

Compartilhe esta matéria

O programa Celular Seguro foi criado no final de 2023 com o intuito de combater roubos e furtos de celulares no Brasil. Ele já conta com mais de 2,4 milhões de usuários e cerca de 100 mil alertas de bloqueio foram emitidos.

O sistema é considerado um sucesso, mas continua passando por melhorias. Uma nova atualização permitirá o disparo de mensagens via WhatsApp para milhares de aparelhos irregulares que foram habilitados em novas linhas.

Objetivo é incentivar a devolução dos aparelhos

O novo recurso entrará em funcionamento na próxima sexta-feira (4). A atualização é resultado de um processo de integração e do compartilhamento de dados entre todas as operadoras de telefonia móvel e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Programavisa combater roubos e furtos de celulares no Brasil (Imagem: Saklakova/Shutterstock)

A função permitirá a identificação e o envio de mensagens ao portador do celular roubado, mesmo que haja uma mudança de operadora e do número após a ação criminosa. Isso acontece devido à identificação do IMEI.

Na mensagem, o usuário será comunicado de que precisará devolver o aparelho na delegacia da Polícia Civil mais próxima da respectiva residência e prestar esclarecimentos. Caso não efetue a devolução, o indivíduo poderá ser alvo de um inquérito por furto, roubo, receptação ou associação criminosa.

Leia mais

Acesse a sua conta do Gov.br (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)
Programa pode ser acessado a partir da conta Gov.br (Imagem: reprodução/Olhar Digital)

Celular Seguro foi lançado no final de 2023

  • O programa funciona como um botão de emergência que aciona a Anatel, as operadoras de telefonia e os bancos, de forma rápida, para impedir que os bandidos tenham acesso aos dados do aparelho.
  • Quem se cadastra pode indicar pessoas da sua confiança, que estarão autorizadas a efetuar os bloqueios, caso o titular tenha o celular roubado, furtado ou extraviado. 
  • É possível cadastrar quantos números quiser no app, mas eles precisam estar vinculados ao CPF do titular da linha para que o bloqueio seja efetivado. 
  • Após o registro da ocorrência relacionada ao aparelho, bancos e instituições financeiras que aderiram ao projeto bloquearão suas contas.  
  • Mas atenção: não é possível desbloquear o aparelho por meio da ferramenta.  
  • Assim, caso você emita um alerta de perda, furto ou roubo, mas recupere o telefone em seguida, terá que solicitar os acessos entrando em contato com a operadora e os bancos, entre outros.


Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.




Fonte: Olhar Digital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Com gol de Guerrero, Peru vence Bolívia e deixa lanterna das Eliminatórias

O Peru deixou a lanterna das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Nesta quinta-feira (20), pela 13ª rodada da competição, a Seleção Peruana...

Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil

O governo enviará, combinado ao pacote de corte de gastos obrigatórios, a proposta para isentar de Imposto de Renda quem ganha até R$ 5...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo