GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
31.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 16, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

China acelera embarques antes de tarifaço de Trump


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

Com o intuito de driblar a entrada em vigor do tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a China acelerou os embarques e, com isso, as exportações bateram recorde no mês de março.

As exportações da China cresceram 12,4% no mês passado em relação ao ano anterior. Em janeiro e fevereiro, haviam crescido 2,3%.

Em meio à escalada na guerra comercial entre os dois países, o governo chinês elevou, no sábado (12), de 84% para 125% as sobretaxas cobradas de produtos importados dos EUA, em mais uma resposta ao tarifaço de Trump aos itens comprados da China.

“A imposição por parte dos Estados Unidos de tarifas anormalmente elevadas contra a China viola gravemente as normas comerciais internacionais, as leis econômicas básicas e o bom senso”, afirmou a Comissão Tarifária do Conselho de Estado de Pequim em um comunicado divulgado pelo Ministério das Finanças na sexta-feira (11).

Apesar do bom resultado de março para a China, analistas já prospectam um impacto significativo nos fluxos comerciais globais e nos investimentos empresariais.

Ainda na noite de sexta-feira passada, Trump, anunciou alívio nas chamadas “tarifas recíprocas” para produtos tecnológicos, como smartphones, laptops e semicondutores, o que fez com que os mercados globais respondessem positivamente nesta segunda-feira (14).

Porém, o republicano disse depois que a medida deve ter caráter temporário. “É óbvio que o Trump recebeu uma pressão da ‘turminha das big techs’ que foi lá na posse dele, que está bajulando ele desde o começo”, disse o economista e fundador do ICL, Eduardo Moreira, durante participação no ICL Notícias 1ª edição desta segunda.

Como disse Moreira, Trump muda de ideia aos sabor de seu humor. Portanto, fica difícil prever o que virá no futuro.

Exportações de março da China serão ofuscadas

Diante dos constantes blefes de Trump, analistas já preveem que os bons números das exportações chinesas serão ofuscados, pois o mercado vive de expectativas que são frustradas constantemente devido ao vai e vem da política tarifária do presidente dos EUA. Portanto, preveem que os embarques devem cair nos próximos meses.

Isso porque Trump impôs tarifas de 10% sobre todas as importações chinesas nos Estados Unidos a partir de 4 de fevereiro, e seguiu com mais 10% em março, acusando Pequim de não fazer o suficiente para conter o fluxo de fentanil para os EUA.

Com o pacote batizado por Trump de “tarifas recíprocas”, as sobretaxas à China atingem a marca de 145%, o que provocou o último revide do governo chinês.

Ainda que a China seja a segunda maior economia do mundo, o país não deve passar ileso ao tarifaço, uma vez que a economia não possui o mesmo vigor de antigamente. Há problemas com o setor de construção, que já foi o motor econômico chinês, e com a demanda interna.

Enquanto ninguém consegue prever o que vai na cabeça de Trump, o governo chinês promete lutar até o fim para proteger o país.

Na semana passada, o Goldman Sachs reduziu sua previsão de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) da China para 2025 de 4,5% para 4%, citando os efeitos das tarifas.

Por sua vez, o Citi cortou sua estimativa de 4,7% para 4,2% dois dias antes. Essas previsões revisadas estão bem abaixo da meta oficial de crescimento do governo, que é em torno de 5%.

 





Fonte: ICL Notícias

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Procura por itens para produção de ovos de Páscoa aquece comércio e deve incrementar as vendas em 20%

Passada a folia carnavalesca, o comércio já está com tudo pronto para a Páscoa. A venda de itens para a produção de ovos e...

Professor Miguel Oliveira Anuncia Pré-candidatura a Vereador de Manaus com Foco na Educação

O Professor Miguel Oliveira, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e conhecido por sua militância na área educacional, anunciou sua pré-candidatura a vereador de...

NASA Separa R$ 94 Milhões Para Buscar Vida Fora Da Terra Com Novo Telescópio

Com o anúncio recente da NASA, o futuro da exploração espacial ganha um novo horizonte. Previsto para ser lançado na próxima década, o novo...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo