spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

China anuncia tarifa de 34% sobre importações dos EUA


O governo da China anunciou, nesta manhã de sexta-feira (4), tarifa de 34% sobre todas as importações dos Estados Unidos, em uma medida retaliatória ao pacote tarifário anunciado pelo presidente Donald Trump na quarta-feira (2).

A tarifa de 34% entra em vigor a partir de 10 de abril, segundo informação publicada pela agência estatal de notícias Xinhua.

O anúncio, que acirra a guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo, derrubou as bolsas europeias nesta manhã. Na Ásia, as principais bolsas fecharam em forte queda.

A sobretaxa anunciada pela China é no mesmo patamar anunciado esta semana pelo presidente Trump contra a China.

Ao divulgar o que chamou de “tarifas recíprocas” contra todos os países do mundo esta semana, Trump aplicou uma taxa de 34% contra produtos chineses, que entrarão em vigor neste sábado (5/4).

A taxa norte-americana vai se sobrepor a uma tarifa já aplicada este ano de 20% especificamente a produtos chineses. Ou seja, no total, os produtos chineses vão pagar 54%.

China também vai restringir vendas de terras raras

Um dos países mais atingidos pelo tarifaço, a China também vai dar o troco restringindo as vendas de terras raras, minerais estratégicos usados na produção de eletrônicos.

Além disso, vai abrir uma investigação sobre práticas desleais de comércio de na importação de tubos de raios X e de tomografia computadorizada importados dos EUA e da Índia.

O governo chinês também determinou a suspensão das importações de produtos avícolas de duas empresas americanas.

Enquanto crescem as tensões entre China e Estados Unidos, o governo norte-americano não abriu nenhum canal de comunicação com os chineses. Já a China, desde que Trump iniciou a guerra tarifária desde sua posse, em 20 de janeiro, o governo chinês disse que estava aberto ao diálogo.

Mercados estremecem, mas Trump diz que está tudo dentro do esperado

As bolsas globais seguem em trajetória de queda desde que Donald Trump anunciou o pacote das chamadas “tarifas recíprocas”, na quarta-feira. Mesmo assim, Trump disse que tudo está indo como o esperado.

Ele comparou a economia a um paciente muito doente que precisou passar por uma cirurgia, e repetiu o mantra de que o objetivo das tarifas é favorecer a indústria norte-americana e os trabalhadores dos Estados Unidos.

Porém, especialistas consideram que são os consumidores norte-americanos que mais vão sentir as altas de preços provocadas por essa guerra comercial.

Especialistas também preveem que os Estados Unidos podem entrar em recessão, em um cenário de estagflação, ou seja, estagnação econômica com inflação alta.





Fonte: ICL Notícias

Flávio ameaça apoiar Moro no Paraná para frear candidatura presidencial de Ratinho Jr.

Por Raphael Di Cunto (Folhapress) – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ameaça apoiar...

Camex zera tarifa de importação para mais de 1 mil produtos

O Comitê-Executivo de Gestão...

Após protestos, Trump vai retirar agentes de imigração de Minnesota

Por Brasil de Fato O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (12)...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

onde assistir ao jogo da Sul-Americana

Confira onde assistir, horário e escalações prováveis de Godoy Cruz x Grêmio; jogo vale pela fase de grupos da Copa Sul-Americana Compartilhe esta matéria Nesta...

Ferramenta promove educação financeira a famílias no CadÚnico

Pessoas inscritas no Cadastro...