spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Chuva como fonte de energia? Tecnologia mostra que é possível


Sistema compacto e barato pode aproveitar chuvas urbanas para ajudar na produção de energia renovável

Gotas de chuva caindo no chão
Novidade pode funcionar em ambientes urbanos (Imagem: Daniel Tadevosyan/Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

Pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura desenvolveram método inovador para gerar eletricidade a partir de gotas de chuva — algo que, até então, parecia improvável como fonte de energia.

Utilizando tubos verticais extremamente finos, feitos de material condutor, o sistema converte a energia mecânica das gotas em energia elétrica com notável eficiência. O estudo foi publicado na ACS Central Science.

Chuva caindo no chão
Método simples e eficiente consegue converter 10% da energia das gotas de chuva em eletricidade (Imagem: Valjing/Shutterstock)

Como o método de transformar chuva em energia elétrica funciona

  • O segredo está no chamado “fluxo em tampão“, padrão no qual as gotas se alternam com bolhas de ar ao descer pelos tubos;
  • Esse movimento gera separação de cargas elétricas, permitindo que a energia seja captada por fios conectados às partes superior e inferior da estrutura;
  • Em testes de laboratório, o sistema converteu cerca de 10% da energia cinética das gotas em eletricidade, sendo cinco vezes mais eficiente que um fluxo contínuo de água.

Leia mais:

Com apenas dois tubos de 32 cm cada, os pesquisadores conseguiram alimentar 12 lâmpadas LED por 20 segundos — demonstração prática do potencial da tecnologia.

Sistema seria aplicável em áreas urbanas

Embora ainda não seja solução de geração em larga escala como as usinas hidrelétricas, o sistema se mostra promissor para aplicações urbanas, especialmente em telhados de edifícios, onde poderia complementar outras fontes de energia renovável.

Além disso, os testes indicam que o desempenho em ambientes reais — com chuvas naturais — pode ser ainda melhor, já que o fluxo de gotas durante o experimento foi mais lento do que o da precipitação comum.

Os cientistas acreditam que a simplicidade e o baixo custo de implementação podem tornar essa uma alternativa viável e sustentável, especialmente em áreas com alta frequência de chuvas.

chuva ácida
Cientistas criam forma de gerar eletricidade com gotas de chuva (Imagem: Nicola Anderson/Unsplash)


Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.




Fonte: Olhar Digital

Sem Lula, Trump convoca cúpula com líderes latinos-americanos contra a China

O presidente Donald Trump convocou uma cúpula de chefes de estado latino-americanos,...

STF suspende reunião sobre menção a Toffoli no caso Master

O Supremo Tribunal Federal...

Bet, a feia: Esportes da Sorte pede que artista de Olinda pare com uso de marca em sátira

Por Mariama Correia – Agência Pública  Quem mora em Olinda, Pernambuco, ou já...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Brasil atingiu a marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis

Este ano, o Brasil atingiu a marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis medicinal, número recorde e 56% superior ao do...

Revisão para finalistas do PSC vai contar com seis semanas de preparação

O Vetor está com matrículas abertas para a Revisão da terceira etapa do Processo Seletivo Contínuo (PSC) 2024 da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)....

Milhares de manifestantes protestam contra Trump e Musk nos Estados Unidos

Milhões de pessoas participaram de protestos contra Donald Trump e Elon Musk em todos os 50 estados americanos e no mundo...