spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Chuva de meteoros ilumina a noite no Brasil; veja!


Ao longo desta semana, o céu noturno oferece um espetáculo para quem estiver atento: a chuva de meteoros Líridas. O fenômeno, inclusive, atingiu seu pico entre a noite desta segunda (21) e a madrugada desta terça-feira (22) aqui no Brasil. Se você der sorte, ainda poderá acompanhar essas “estrelas cadentes” até o dia 30 de abril.

Com a Lua abaixo da metade cheia, a observação está ainda mais privilegiada, o que torna o momento propício para assistir ao evento. Não é necessário nenhum tipo de equipamento especial — aliás, telescópios e binóculos podem atrapalhar, já que limitam o campo de visão necessário para ver os meteoros cruzando o céu.

A chuva de meteoros da madrugada

O Observatório Heller & Jung, em Taquara, no Rio Grande do Sul, enviou belas imagens ao Olhar Digital. Diretor da instituição, o professor e doutor Carlos Fernando Jung explica que os meteoros Líridas se caracterizam por serem rápidos e brilhantes.

Apesar de a madrugada ter tido muita umidade e neblina, foi possível, em média, por câmera, uma taxa de 12 meteoros por hora. Foram utilizadas no Observatório 20 câmeras para registrar o evento. Na imagem pode-se verificar a sobreposição de meteoros registrados apenas em uma câmera.

Prof. Dr. Carlos Fernando Jung

Veja!

A chuva de meteoros Líridas

Apesar de estar entre as chuvas de menor intensidade do calendário astronômico, as Líridas se destacam por sua importância histórica.

Segundo Marcelo Zurita, colunista do Olhar Digital, essa é a mais antiga chuva de meteoros conhecida, sendo relatada há mais de 2.700 anos pelos chineses. 

Meteoro cruza os céus do Rio Grande do Sul. Crédito: Observatório Heller & Jung

As Líridas têm como corpo-mãe o cometa C/1861 G1 Thatcher, que completa uma órbita ao redor do Sol a cada 415 anos. Curiosamente, apesar da longa história de observação da chuva, o cometa só foi identificado em sua última passagem próxima à Terra, em 1861. A próxima ocorrência está prevista para 2276.

Zurita ressalta que uma chuva de meteoros é um espetáculo astronômico dos mais democráticos. “Pode ser observada por qualquer um. Não precisa de telescópios, câmeras nem qualquer equipamento especial. Basta ter disposição para perder algumas horas de sono e olhar para o céu!”.






Fonte: Olhar Digital

Flávio ameaça apoiar Moro no Paraná para frear candidatura presidencial de Ratinho Jr.

Por Raphael Di Cunto (Folhapress) – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ameaça apoiar...

Camex zera tarifa de importação para mais de 1 mil produtos

O Comitê-Executivo de Gestão...

Após protestos, Trump vai retirar agentes de imigração de Minnesota

Por Brasil de Fato O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (12)...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Stuttgart x Heidenheim: horário e onde assistir ao jogo da Bundesliga

O Stuttgart recebe o Heidenheim nesta sexta-feira (25), às 15h30 (de Brasília), em partida válida pela 31ª rodada da Bundesliga 2024/25.O...

Fiéis oram para papa Francisco no local escolhido para seu sepultamento

Uma multidão se reuniu nesta segunda-feira (21) para a segunda oração do terço em homenagem ao papa Francisco na Basílica de...