As chuvas fortes que atingem o Rio de Janeiro geram alerta para riscos de deslizamentos e alagamentos. Segundo monitoramento do governo estadual, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, São João de Meriti e Duque de Caxias são as áreas mais afetadas.
As quatro cidades estão com “risco muito alto” para alagamentos e deslizamento de terra.
Também em alerta, mas com um “risco alto”, estão Mangaratiba, Itaguaí, Seropédica, Belford Roxo, São Gonçalo, Petrópolis, Silva Jardim, Rio das Ostras e Macaé.
Veja mapa abaixo de áreas afetadas.
Petrópolis
O centro histórico de Petrópolis alagou na manhã deste sábado (5). Ainda deve chover ao longo do dia e autoridades alertam moradores de regiões de risco para deslizamentos.
A Prefeitura de Petrópolis também registrou ponto de transbordamento do Quitandinha na Rua Coronel Veiga, que foi interditada.
Vídeo do alagamento: Imagens cedidas pelo Petrópolis Fatos
As sirenes também foram acionadas na manhã deste sábado nas regiões Alto da Serra, Vila Felipe, São Sebastião e Alto independência.
Angra dos Reis
A região de Angra dos Reis também está em alerta. Segundo informações da Nottus Meteorologia, choveu 270 milímetros nas últimas 24 horas, mais do que toda a chuva prevista para o mês.
A média mensal de abril em Angra dos Reis é de 170 milímetros.
A Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro já prepara ajuda humanitária para Angra dos Reis. Caminhões com colchões, travesseiros, cobertas, fronhas e engradados de água estão na cidade.
Vias fechadas
A concessionária CCR fechou a rodovia Rio-Santos nos kms 542, 503, 473 e 433, por conta do risco de queda de barreiras. As interdições são nas alturas de Angra dos Reis e Paratí.
Devido à chuva no alto da serra de Teresópolis, a subida e descida da serra foi fechada.
A Serra Antiga da Tamoios também foi interditada por conta do grande volume de chuvas. A interdição deve continuar ao longo do sábado.
Na Serra Nova, foi implementado o sistema Pare e Siga.
Paes pede para ficar em casa
Algumas regiões do Rio de Janeiro também registraram alto volume de chuva. Alto da Boa Visa e Tijuca tiveram mais de 150 milímetros de precipitação. Há risco de deslizamentos.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, divulgou um vídeo nas redes sociais pedindo para os moradores ficarem em casa. “Lê um livro, vê uma série”, disse.
Fonte: CNN Brasil