GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
24.3 C
Manaus
sexta-feira, abril 4, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Cientistas criam cão-robô que consegue se mover sem motores


Robô quadrúpede se move com mecânica passiva, abrindo caminho para robôs mais eficientes em energia e adaptáveis a ambientes complexos

cachorro-robo-2-1920x1080
Imagem: Universidade de Tecnologia de Delft

Compartilhe esta matéria

Cientistas da Universidade de Tecnologia de Delft e da EPFL (Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Lausanne) desenvolveram um robô quadrúpede capaz de correr como um cachorro, sem a necessidade de motores.

Essa inovação, publicada na revista científica Nature Machine Intelligence, combina mecânica avançada com tecnologia orientada por dados, podendo abrir caminho para robôs mais eficientes em termos de energia.

De acordo com Cosimo Della Santina, professor assistente da Universidade de Delft, robôs quadrúpedes comerciais têm sido limitados pela ineficiência energética, restringindo seu tempo de operação. “Nosso objetivo era otimizar a mecânica do robô para imitar a eficiência dos sistemas biológicos”, afirma ele.

Leia mais:

Pesquisadores buscaram projetar um robô quadrúpede com mecânica otimizada, sem sofrer com limitações energéticas vistas em outros modelos – Imagem: Universidade de Tecnologia de Delft
  • Inspirados por fenômenos naturais, como a maneira como um peixe morto pode nadar devido à mecânica passiva de seu corpo, a equipe usou aprendizado de máquina para analisar os movimentos de cães e projetar a estrutura do robô.
  • Usando dados sobre a movimentação canina, eles posicionaram molas, cabos e tandems, permitindo que o robô se movesse apenas pelo impulso de uma esteira, sem motores.
  • Embora o robô funcione passivamente, ele possui motores para lidar com situações como subir escadas ou desviar de obstáculos, mas esses motores são usados minimamente, graças ao design mecânico otimizado.

A inovação do projeto oferece um avanço importante na robótica, com o potencial de criar robôs quadrúpedes mais eficientes e adaptáveis a diferentes ambientes. A equipe acredita que, ao melhorar a mecânica e a cognição, é possível desenvolver robôs mais inteligentes e energeticamente sustentáveis.


Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura

Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.




Fonte: Olhar Digital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Binance suspende funcionário que lucrou com informações privilegiadas

A Binance, maior corretora de criptomoeda do mundo, anunciou a suspensão de um funcionário após concluir que ele obteve lucros com informações privilegiadas....

Entenda o que é o alerta laranja, em vigor hoje em parte do Brasil

Parte do Brasil está sob a marca do alerta laranja, um daqueles emitidos por órgãos como o Instituto Nacional de Pesquisas...

Declaração do P20 pede reforma na ONU e desenvolvimento sustentável

A 10ª Cúpula dos Presidentes de Parlamentos do G20 (P20), foi encerrada nesta sexta-feira (8), em Brasília, com a aprovação de uma declaração conjunta...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo