spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

CMA destaca atuação com Estados e municípios contra crime organizado na Amazônia



O general do CMA, Ricardo Costa Neves (Ricardo Oliveira/CENARIUM)

09 de março de 2025

Ana Pastana – Da Cenarium

MANAUS (AM) – O chefe do Comando Militar da Amazônia (CMA), general Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, entrevistado no segundo episódio do programa Cenarium Entrevista, afirmou que o combate ao crime organizado na região amazônica só é possível graças à parceria com Estados e municípios, além do trabalho junto aos órgãos federais.

À apresentadora Paula Litaiff, o general falou sobre algumas operações do CMA na Amazônia Ocidental, que abrange os Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. Durante a entrevista, Costa Neves fez um balanço das operações realizadas em parceria com órgãos como a Polícia Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), dentre outros.

O chefe do CMA, Ricardo Costa Neves, e a jornalista e apresentadora Paula Litaiff (Ricardo Oliveira/CENARIUM)

De acordo com o general, o CMA atingiu um recorde em 2024, com cerca de 50 operações contra o tráfico de drogas e de pessoas, além do combate a crimes ambientais. O chefe do comando também reafirmou o compromisso em parceria com outros órgãos de controle.

O CMA estabeleceu todos os recordes do ano passado com a realização de, pelo menos, 50 operações contra o tráfico de drogas e de pessoas. Nós trabalhamos e fazemos questão absoluta de trabalharmos com todas as agências federais, estaduais e, às vezes, até municipais. Tem outras como o Ibama, a própria Sesai [Secretaria de Saúde Indígena], em que temos o apoio à saúde dos indígenas. Então, nós fazemos questão absoluta de fazermos essa grande parceria com todos que trabalham em prol da Amazônia, em prol dos amazônicos“, disse.

Leia também: Chefe do CMA diz que Exército considera cultura no apoio à saúde indígena

Neste novo episódio do “Cenarium Entrevista“, a jornalista e apresentadora Paula Litaiff recebeu o general Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, que está há 46 anos nas Forças Armadas e, desde maio de 2023, chefia o Comando Militar da Amazônia (CMA).

O general falou sobre operações do comando na região amazônica, ajuda humanitária a imigrantes venezuelanos, atuação das mulheres nas Forças Armadas, assim como das medidas tomadas pelo Exército após o 8 de janeiro de 2023.

Veja a entrevista na íntegra no YouTube da CENARIUM.



Fonte: Agência Cenarium

Beach club embargado da família Vorcaro realiza evento no pré-Carnaval da Bahia

Por Thiago Domenici – Agência Pública Uma festa realizada no último fim...

Toffoli deixa relatoria de investigação sobre o Banco Master

O ministro Dias Toffoli,...

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Após fuga de Silvinei, PF comunica Filipe Martins sobre prisão domiciliar

(Uol/Folhapress) — Um dia após a prisão do ex-diretor-geral da PRF Silvinei...

Carol Braz denuncia Governo do Amazonas por cancelar entrega de fraldas

A defensora pública e pré-candidata a vereadora Carol Braz (MDB) usou suas redes sociais para denunciar o Governo do Amazonas, que teria cancelado a...