spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Com mais de meio milhão de casos no Brasil, urologista alerta sobre prevenção ao câncer de próstata

Em 14 anos, foram registrados mais de meio milhão de casos de câncer de próstata no Brasil. O estudo feito por brasileiros foi apresentado no maior Congresso de Oncologia do mundo, realizado nos Estados Unidos este ano, e mostra o crescimento da doença no País. Até o fim de 2023, devem ser registrados 71 mil novos casos. No Amazonas, 480 casos devem ser confirmados.

No total, foram confirmados 657 mil casos. Um número alto que acende um alerta à população sobre a prevenção. De acordo com o urologista Flávio Antunes, o diagnóstico precoce e o tratamento correto são fundamentais para eliminar a doença.

Com o tratamento, é possível tratar mais de 70% dos casos. Hoje o amparo da rede de saúde é muito grande, mas o paciente precisa vencer o preconceito e buscar ajuda nos primeiros sintomas. O estudo aponta que um a cada quatro pacientes chega ao serviço público de saúde com tumores em estágio avançado. É um número alto, que nos ressalta a importância de falar cada vez mais sobre a prevenção“, destaca.

O câncer de próstata afeta cerca de um a cada oito homens.  A doença é mais comum em homens mais velhos, mas é importante que todos fiquem atentos e realizem os exames necessários. Os principais sinais que há algo errado são: necessidade de urinar com mais frequência, particularmente à noite; dificuldade em começar a urinar; fluxo de urina fraco e demorado; sangue na urina ou sêmen e disfunção erétil.

No entanto, aguardar a ocorrência desses sintomas para checar as condições da glândula pode significar a perda das oportunidades de recuperação. Flávio Antunes alerta: “Só o exame de sangue não é válido, tem que ser associado junto ao exame de toque“.

Atualmente, o câncer de próstata é o segundo tipo de tumor maligno mais incidente nos homens, precedido apenas pelo tumor de pele não melanoma. Ainda existe resistência de parte dos homens que não permite que o médico urologista realize o exame de toque retal. A grande maioria dos pacientes após a realização do exame constatam que é muito mais simples do que imaginavam, e é importante ressaltar que o exame é necessário“.

Diagnóstico e tratamento

O primeiro passo é procurar um urologista para realização dos exames, como o toque retal e o  teste PSA (antígeno prostático específico), a ressonância multiparametrica da próstata tem ganhado importância. Uma biópsia de tecido da próstata geralmente é realizada em casos em que há suspeita de câncer na próstata

Após a confirmação do câncer de próstata, o especialista inicia o tratamento conforme o estágio da doença. Se o câncer estiver em um estágio inicial pode ser possível mantê-lo sob observação, seguido de cirurgias, radioterapia e terapia hormonal para casos mais evoluídos.

É importante falarmos sobre a ida periódica do homem ao urologista. Somente a vigilância ativa pode controlar e evitar o crescimento de qualquer doença, através de realização de exames periódicos e acompanhamento“, reforça Antunes.

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Rio tem dia mais quente do ano e entra em alerta para temporais nesta segunda (12)

Por Tempo Real RJ O Rio de Janeiro teve o dia mais quente...

Ações educativas ajudam povos amazônicos a lidar com crise climática

Aos 7 anos de idade, Neymar perdeu o pai. Um homem negro, chamado Kleber, que morreu com um tiro nas costas. Segundo a família,...

MP acusa juiz ‘descendente de nobres ingleses’ de usar identidade falsa por 40 anos – Justiça – CartaCapital

O Ministério Público de São Paulo denunciou um juiz aposentado do Tribunal de Justiça paulista por falsidade ideológica ao utilizar documentos falsos durante todo o exercício...