spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Com recorde de público, AMAZON ON 2025 debate papel da tecnologia no futuro da Amazônia

Transição digital verde, conectividade e o uso da Inteligência Artificial na prevenção de mudanças climáticas e no monitoramento ambiental estão no centro das discussões do AMAZON ON 2025, evento que reúne especialistas do Brasil e de outros países  para discutir como a tecnologia pode contribuir para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Com recorde de público – mais de 700 inscritos -, o encontro teve início nesta quarta-feira (20/08), no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona centro-oeste de Manaus, com a presença do governador Wilson Lima, entre outras autoridades.

Mais de 40 pesquisadores, dirigentes de órgãos governamentais e lideranças empresariais participam da iniciativa, que acontecerá até esta quinta-feira (21/08), ampliando espaços de interação e oportunidades para empresas, investidores e pesquisadores conhecerem iniciativas, firmarem parcerias e fortalecerem redes de conhecimento.

O coordenador do AMAZON ON 2025, Moisés Moreira, reforçou que o encontro busca reunir pesquisadores, formuladores de políticas públicas, técnicos, a população local e empresas de tecnologia para discutir aplicações voltadas ao desenvolvimento sustentável da região. Ele discursou na abertura do evento, que também contou com a presença do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, Carlos Baigorri, e do presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica, Sandoval Feitosa.

“O objetivo é ser um fórum que reúne pesquisadores, formuladores de políticas públicas, técnicos e a população local. Enfim, todas as empresas que produzem tecnologia, para que sejam discutidas aplicações que promovam o desenvolvimento sustentável da região, que efetivamente a população local, que precisa sobreviver economicamente, tenha condições, tecnologia”, disse.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou a importância do evento para a troca de experiências e a adaptação de tecnologias à realidade local. “Eventos como esse são cada vez mais importantes para que a gente possa fazer essa troca de experiências e entender o que o mundo está fazendo, quais são as ideias e as tecnologias que podem ser adaptadas à nossa realidade, tanto na questão da sustentabilidade quanto da conectividade”, afirmou.

Wilson Lima disse que o estado enfrenta grandes desafios logísticos e que a comunicação pode ajudar a encurtar distâncias. “A expectativa é que essas discussões possam ser transformadas em ações, em produtos, em soluções para os problemas que nós enfrentamos no dia a dia, seja na fiscalização ambiental, na identificação de queimada, na medição da qualidade do ar, ou no nosso ensino tecnológico mediado, seja na área da saúde com a inteligência artificial embarcada.”

Entre os participantes há representantes da ONU, Banco Mundial, BID, Aneel, INPE, embaixadas, universidades e órgãos de pesquisa brasileiros, compondo um grupo de mais de 40 especialistas.

Para empresas e investidores, o AMAZON ON 2025 é uma oportunidade de conhecer iniciativas já em prática na Amazônia, firmar parcerias e explorar novos modelos econômicos alinhados à preservação socioambiental. Pesquisadores e especialistas poderão trocar experiências e fortalecer redes de conhecimento que integram ciência, tecnologia e causas socioambientais.

O AMAZON ON 2025 é idealizado pela MMoreira Consult e conta com o apoio de instituições como a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Rede Amazônica, Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Governo do Estado do Amazonas, World bank Group e Banco interamericano de Desenvolvimento (BID). E tem o patrocínio de Prates Navegação e Logística, Manaós Telecom, MDC Conteiners Inteligentes, Ozônio, HMN Tech, Brisanet, Ecoa e Click Ip.

Fotos: Tabajara Moreno

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

MP do Amazonas investiga demora em cirurgias ortopédicas na rede pública de saúde

…Promotoria cobra explicações da SES-AM e do Hospital Adriano Jorge sobre demora nos atendimentos …Diante de denúncias de pacientes que aguardam há meses por cirurgias...

Empreendedorismo feminino tem 20% menos inadimplência, aponta estudo da Serasa

Empresas comandadas por mulheres apresentam resultados mais sólidos na gestão financeira e...

Conselheiro-substituto do TCE-AM suspende pregão da SSP-AM por indícios de irregularidades

Em decisão cautelar publicada no Diário Oficial Eletrônico desta quarta-feira (14), o conselheiro-substituto do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Mário Filho, suspendeu pregão...