spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Começa nesta terça a “Pré-COP dos Povos e Comunidades Tradicionais” com debates sobre o futuro da Amazônia

Os povos das florestas e das águas estão se mobilizando para chegar à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, com uma agenda política construída a partir das escutas de quem mora nos territórios. Para isso, começa nesta terça-feira, dia 14 de outubro, às 17h (horário de Brasília), uma série com quatro encontros on-line chamados de “Pré-COP dos Povos e Comunidades Tradicionais”, com o objetivo de debater temáticas socioambientais envolvendo os cinco biomas brasileiros, além das reservas costeiras e marinhas.
A programação inicia abordando sobre o bioma amazônico, com transmissão gratuita pelo canal do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) (https://www.youtube.com/@conselhonacionaldaspopulac8564).
Os encontros virtuais reunirão lideranças dos territórios, juventudes, organizações comunitárias e parceiros estratégicos dos biomas Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Pampa e Reservas Costeiras e Marinhas, com o objetivo de fortalecê-los para que atuem como protagonistas nas negociações climáticas durante a COP30.
“As populações extrativistas não são objetos da política climática, mas sujeitos que constroem soluções vivas em seus territórios. Eles precisam ser escutados, e vamos prepará-los para representar os seus territórios, demandas e propostas na maior conferência climática do mundo que, pela primeira vez, acontecerá em solo amazônico”, afirma Letícia Moraes, vice-presidente do CNS.

Debates e metodologias
Entre diversos temas, haverá uma abordagem especial em relação aos assuntos como combate ao desmatamento e aos incêndios florestais, projetos REDD+ em comunidades tradicionais, valorização dos produtos da sociobiodiversidade e dos recursos hídricos, proteção do meio ambiente, tecnologias sociais, educação contextualizada com a realidade dos territórios, protagonismo juvenil, adaptação climática e sobre COP.
Ao final de cada encontro virtual, será elaborada uma carta regional. Os documentos servirão como base para a “Carta Nacional dos Extrativistas à COP30”, um manifesto com propostas e reivindicações que será entregue a representantes da delegação brasileira e de outros países em novembro, na cidade de Belém (PA).

Sobre a “Pré-COP”
A “Pré-COP dos Povos e Comunidades Tradicionais” é realizada pelo CNS, em parceria com o Comitê Chico Mendes, Fundação Banco do Brasil, Museu Emílio Goeldi, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e Fundo Puxirum.

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...

Governo publica programação do Orçamento em 2026

O Governo Federal publicou...

Anvisa determina recolhimento de lotes de fórmula infantil da Nestlé

(Folhapress) – A Anvisa determinou o recolhimento de dez lotes da fórmula...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Desvendando o Mistério da Matéria Escura: O Que Sabemos e o Potencial de Suas Descobertas

A matéria escura tem sido um dos tópicos mais fascinantes e misteriosos no campo da astrofísica e cosmologia. Embora não possamos vê-la ou tocá-la...

Políticos e jornalistas revivem 8 de janeiro: dia entrou para história

O conjunto de invasões e depredações nos prédios da Praça dos Três Poderes em Brasília na tarde de 8 janeiro de 2023, um domingo,...