spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Como as terras raras impactam o mercado de robôs humanoides da Tesla


Os ímãs de terras raras são essenciais para robôs humanoides como os da Tesla, e restrições da China estão impactando a produção

optimus-1-1920x1080
Imagem: Tesla/Divulgação

Compartilhe esta matéria

A Tesla está enfrentando dificuldades na produção de seus robôs humanoides Optimus devido a novas restrições comerciais impostas pela China sobre ímãs de terras raras – insumos essenciais para os equipamentos da empresa.

A informação foi confirmada pelo CEO Elon Musk durante a divulgação dos resultados trimestrais da montadora, conforme revela a CNBC.

China estaria retaliando por conta das tarifas de Trump

  • A China, que domina o mercado global desses minerais, passou a exigir licenças especiais para exportação de certos elementos estratégicos, como forma de retaliação às tarifas comerciais do governo dos EUA.
  • Musk afirmou que as autoridades chinesas solicitaram garantias de que os ímãs não seriam utilizados para fins militares – o que, segundo ele, não se aplica à Tesla.
  • Mesmo com os entraves, Musk assegurou que a produção de milhares de unidades do robô Optimus ainda está nos planos de 2025, com implantações previstas em fábricas da Tesla.
  • Ele reiterou que os robôs humanoides e os veículos autônomos são pilares fundamentais para o futuro da empresa.
Robô da Tesla com mão fechada e olhando para o lado
Tensões entre EUA e China ameaçam cadeias globais de suprimentos tecnológicos, e até robô humanoides podem ser afetados (Imagem: Divulgação/Tesla)

Ações da Tesla em queda

Com o negócio de carros elétricos enfrentando desaceleração e as ações da empresa em queda de 37% no ano, a Tesla aposta na robótica como motor de crescimento.

Leia Mais:

No entanto, analistas alertam que as restrições chinesas podem beneficiar empresas locais, como a Unitree Robotics e a AgiBot, que devem iniciar produção em massa neste ano.

Enquanto vê setor de carros elétricos estagnar, a Tesla aposta em seus robôs humanoides para voltar a crescer – Imagem: Kittyfly/Shutterstock


Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura

Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.




Fonte: Olhar Digital

Sem Lula, Trump convoca cúpula com líderes latinos-americanos contra a China

O presidente Donald Trump convocou uma cúpula de chefes de estado latino-americanos,...

STF suspende reunião sobre menção a Toffoli no caso Master

O Supremo Tribunal Federal...

Bet, a feia: Esportes da Sorte pede que artista de Olinda pare com uso de marca em sátira

Por Mariama Correia – Agência Pública  Quem mora em Olinda, Pernambuco, ou já...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Designer de agências de publicidade é apontado pela PF como autor do áudio falso de David Almeida

A Polícia Federal também investiga a participação de grupos políticos na criação e repercussão do áudio A Polícia Federal no Amazonas (PF-AM) fez um balanço...

Câmara aprova projeto que cria Universidade Federal Indígena

(Folhapress) – A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei de...

Polo Industrial de Manaus atinge maior faturamento da história, segundo Bosco Saraiva

No acumulado do ano, o polo já soma R$ 167,94 bilhões em faturamento, um crescimento de 10,45% em relação ao mesmo período de 2024....