spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Concorrente do Ozempic, Mounjaro chega ao Brasil em junho com muitas promessas


O Mounjaro, medicamento para diabetes desenvolvido pela farmacêutica Eli Lilly, estará disponível no mercado brasileiro a partir de 7 de junho.

Considerado o principal concorrente do Ozempic e do Wegovy, fabricados pela dinamarquesa Novo Nordisk, o Mounjaro tem como princípio ativo a tirzepatida, uma molécula que atua como agonista duplo dos hormônios GLP-1 e GIP. Esses hormônios, produzidos no intestino e liberados após as refeições, ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue ao estimular a produção de insulina pelo pâncreas.

Embora o preço original ainda não tenha sido divulgado, especialistas apontam que o valor do Mounjaro poderá variar a depender do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) em cada estado, da dose e da quantidade de canetas para aplicação por embalagem. Em uma projeção, é possível avaliar que a dose máxima pode custar cerca de R$ 3.791,07 em São Paulo.

Caneta de Ozempic, que ficou famosa por ajudar no emagrecimento. (Foto: Reprodução)

No que o Mounjaro pode ajudar

Estudos indicam que o medicamento pode proporcionar uma perda de peso significativa. Em uma pesquisa clínica divulgada em dezembro, foi demonstrado que ele é capaz de reduzir o peso corporal em 20,2% após 72 semanas de tratamento, um desempenho superior ao dos 13,7% observados com a semaglutida, presente no Ozempic e no Wegovy. Além disso, o Mounjaro superou a semaglutida em todos os principais desfechos do estudo.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do medicamento para o tratamento do diabetes tipo 2 em setembro de 2023. Em teste clínico, o Mounjaro levou ao controle da glicemia em 92% dos pacientes tratados com 15 mg do medicamento. Os pacientes conseguiram ficar com uma hemoglobina glicada abaixo de 7%, que é o nível recomendado pelas diretrizes médicas para o controle adequado do diabetes.

A aprovação do medicamento pela Anvisa, no entanto, contempla apenas o tratamento do diabetes tipo 2 e, por isso, o uso para tratamento da obesidade ainda não é aprovado. A Eli Lilly informou que submeteu para a Anvisa a indicação da tirzepatida para o tratamento da obesidade. O pedido está em análise.



Fonte: ICL Notícias

Flávio ameaça apoiar Moro no Paraná para frear candidatura presidencial de Ratinho Jr.

Por Raphael Di Cunto (Folhapress) – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ameaça apoiar...

Camex zera tarifa de importação para mais de 1 mil produtos

O Comitê-Executivo de Gestão...

Após protestos, Trump vai retirar agentes de imigração de Minnesota

Por Brasil de Fato O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (12)...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

5 séries para ver enquanto espera a 5ª temporada de Stranger Things

A quinta temporada de "Stranger Things" chega em breve a Netflix, enquanto isso não acontece, os fãs podem assistir a essas outras séries Compartilhe...

Stuttgart x Heidenheim: horário e onde assistir ao jogo da Bundesliga

O Stuttgart recebe o Heidenheim nesta sexta-feira (25), às 15h30 (de Brasília), em partida válida pela 31ª rodada da Bundesliga 2024/25.O...