GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
32.3 C
Manaus
sábado, abril 19, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Confiança na indústria tem menor nível em quase 5 anos


A confiança do setor industrial brasileiro atingiu seu ponto mais baixo em quase cinco anos, de acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) registrou uma queda de 1,2 ponto em abril, marcando o menor patamar desde julho de 2020.

Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, explica que o índice vem apresentando quedas consecutivas desde outubro do ano passado, coincidindo com o início da trajetória de alta das taxas de juros.

“Primeiro a gente estava tendo uma confiança baixa, cada vez menor, mas agora ele está já há algum tempo mostrando falta de confiança e uma nova queda”, afirma Azevedo.

Fatores que influenciam a queda da confiança

O declínio na confiança é atribuído a uma combinação de fatores, incluindo uma avaliação negativa das condições atuais de negócios e da economia brasileira, bem como expectativas pessimistas para os próximos meses.

Azevedo destaca que o otimismo dos empresários em relação às suas próprias empresas também está cada vez mais restrito.

A queda na demanda, o aumento nos custos de investimento e a pressão sobre os custos devido à depreciação do real no final do ano passado são apontados como elementos que contribuíram para a erosão da confiança industrial.

Além disso, sinais de fraqueza na atividade econômica, como desaceleração na produção industrial e nas vendas do varejo, também influenciam negativamente as perspectivas do setor.

Impactos na economia e perspectivas futuras

A falta de confiança do empresariado industrial é preocupante, pois pode levar ao adiamento de decisões importantes relacionadas a investimentos, produção e contratações. Esse cenário está alinhado com a visão de desaceleração econômica que já se percebe de forma geral.

Quanto às perspectivas futuras, Azevedo acredita que a incerteza continuará a contaminar as expectativas. “Dificilmente se haverá um salto da confiança”, afirma.

A expectativa é de que primeiro ocorra uma redução das incertezas, o que poderá se traduzir em expectativas um pouco mais positivas, possivelmente contendo a queda do índice de confiança.

O cenário externo também é fonte de preocupação, com potenciais impactos nas exportações brasileiras devido à perspectiva de menor crescimento mundial e redução do comércio internacional.

Azevedo ressalta a importância de políticas como a Nova Indústria Brasil para favorecer o investimento nacional, mas adverte que é necessário acompanhar de perto as rápidas mudanças no cenário econômico global.

85% da indústria brasileira pratica economia circular, aponta CNI

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.



Fonte: CNN Brasil

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Ídolo do Palmeiras detona pênalti polêmico contra o Sport: “Prefiro perder“

O ex-goleiro Marcos, ídolo do Palmeiras, foi às redes sociais para criticar o pênalti que garantiu a vitória da equipe de...

Prefeituras do AM têm até sexta (6) para responder questionário do TCE-AM sobre pontes e viadutos

Os 62 municípios do Amazonas têm até esta sexta-feira (6) para responderem ao questionário disponibilizado pela Diretoria de Controle Externo de Obras Públicas do...

Ex-prefeito de Humaitá é condenado a devolver R$ 494 mil após irregularidades em licitação

O ex-prefeito do município de Humaitá, Herivâneo Vieira de Oliveira, foi multado pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), durante a 11ª sessão ordinária...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo