GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
28.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 21, 2024
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Congresso sobre segurança do paciente destaca a importância do engajamento das equipes de saúde

Os cuidados com as equipes de saúde e o engajamento delas no ambiente de trabalho, é fundamental para a garantia da segurança hospitalar do paciente. A felicidade e a satisfação do colaborador tem reflexo direto na qualidade do serviço que executa. O tema foi destaque do segundo dia do “I Congresso e III Simpósio Norte de Qualidade e Segurança do Paciente”. O evento, organizado pela Qualipaciente Amazonas, iniciou na quinta-feira (21) e segue até este sábado (23), com a participação de especialistas nacionais e internacionais.

A médica intensivista Liane Cavalcante, da Qualipaciente, ressalta que o fator humano é um pilar primordial para a garantia da segurança hospitalar. Por isso, a importância do envolvimento das equipes, de uma liderança com olhar atento às demandas, do levantamento de dados e das estratégias de melhoria contínua. “Dessa maneira, é possível reduzir e até eliminar o risco de eventos adversos no ambiente hospitalar”, destaca.

Fabrizio Rosso, sócio-diretor da Fator RH, de São Paulo, foi um dos palestrantes do dia, abordando a questão da Liderança de Alto Impacto e Acreditação Hospitalar, título do livro publicado por ele. Segundo Rosso, não há um bom líder sem um setor de Qualidade eficiente e vice-versa. As ferramentas da Qualidade e todos os dados que são gerados, diz ele, devem ser utilizados pelos líderes para gerar impacto positivo e transformações nas pessoas.

“É essencial engajar as pessoas para entender a Qualidade como algo que vai além de requisitos para acreditação hospitalar ou certificação. Nesse contexto, o papel do líder é extremamente necessário e gera uma cadeia de eventos que vão beneficiar a todos, inclusive a ponta, que são os pacientes”, frisa.

Sérgio Amad, CEO da empresa FITER, plataforma que mede a satisfação dos colaboradores no ambiente de trabalho e autor do livro “Felicidade e Ciência de Dados”, também palestrou no evento. De acordo com ele, quanto mais satisfeito, feliz e engajado o colaborador, maior a segurança do paciente. “É algo fisiológico. Quanto mais felicidade, mais dopamina o cérebro produz, o que consequentemente deixa a pessoa mais atenta, reduzindo o risco de dispersão e erros humanos”, explica.

De acordo com Sérgio Amad, para manter o nível de satisfação dos colaboradores, o primeiro ponto que as instituições de saúde devem fazer é a mensuração da satisfação das equipes. Uma vez feito isso, é necessário ter uma ação estratégica em tempo real, porque os dados envelhecem em 30 dias.

“Uma equipe que, em um mês, tem um nível alto de felicidade, e no outro o índice cai, é sinal de alerta e de que é preciso agir. De forma muito simples e prática, o que as instituições precisam fazer para garantir a qualidade da segurança do paciente é uma correlação do dado da satisfação do colaborador, do quanto os pacientes recomendam o serviço e olhar a curva de tendência para se ter previsibilidade dos comportamentos”, alerta.

Programação – A programação do “I Congresso e III Simpósio Norte de Qualidade e Segurança do Paciente” continua durante este sábado (23), das 8h às 12h, no Centro de Convenções Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery. O foco do último dia de evento são as tecnologias que podem auxiliar na garantia da segurança dos pacientes nas unidades de saúde.

O primeiro palestrante do dia é Cleinaldo Costa, diretor do Departamento de Saúde Digital da Secretaria de Informação Digital do Ministério da Saúde. Ex-reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo apresentará o tema “Um olhar para o futuro: o impacto da transformação digital no estilo de vida”. Em seguida, Jonas Sertório, consultor em Saúde Digital pelo Ministério da Saúde, fala sobre “Inovação em Saúde Digital”.

Na sequência, terá a palestra intitulada “Robô Laura e Laura healthcare, o cuidado em escala com serviço de saúde digital, dentro e fora do hospital”, com Jacson Fressatto, CEO do Instituto Laura Fressatto.

A programação segue com a palestra sobre “O olhar das metodologias de acreditação para a integralidade e continuidade do cuidado”, com Carlos Hiran Goes de Souza, CEO da Accreditation Pathways Institute, de Portugal, especialista em Planejamento e Administração de Saúde, membro fundador da International Academy of Quality and Safety in Health Care (ISQUA).

Encerrando o Congresso, terá a palestra sobre “A Acreditação na Saúde Brasileira – Um resgate histórico”, com José Noronha, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, RJ, ex-secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, ex-membro do Board of Directors da Joint Commission Resources, USA.

GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

MP do Minha Casa, Minha Vida é aprovada por comissão mista

Comissão mista responsável por analisar a Medida Provisória (MP) do governo federal que reinstitui o programa Minha Casa, Minha Vida aprovou relatório sobre o...

China e Irã ultrapassam limite e usam ChatGPT para criar malware e ataques de phishing; confirma OpenAI

A OpenAI confirmou que seus engenheiros identificaram mais de 20 ataques cibernéticos orquestrados com ChatGPT e outras ferramentas de modelo de linguagem estendida (LLM). Os autores, segundo técnicos da...

Na contagem regressiva para o fim de 2023, lista de intenções para novo ano inclui vida mais saudável

Últimos dias de 2023 e muita gente já está elaborando a sua carta de intenções para o novo ano, com uma lista de coisas...
spot_imgspot_img