ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
Uma pesquisa da Universidade Yonsei, na Coreia do Sul, revelou que quatro tipos de dieta podem reduzir em até 28% o risco de desenvolver demência. O estudo foi publicado na revista científica Journal of Nutrition, Health and Aging.
As dietas analisadas foram: a mediterrânea (MEDAS), a MIND (que combina princípios da dieta mediterrânea e da DASH), a Recommended Food Score (RFS) e a Alternative Healthy Eating Index (AHEI). Segundo os cientistas, todas mostraram resultados positivos na prevenção da demência, com destaque para a RFS e a MIND.
“Aderir a padrões alimentares específicos, com foco em alimentos de qualidade e propriedades anti-inflamatórias, pode ser uma estratégia promissora para a prevenção precoce da demência”, destacaram os autores.
O estudo mostrou que adultos mais velhos e mulheres tiveram maior benefício. Já pessoas com dietas inflamatórias, baseadas em alimentos ultraprocessados e carne vermelha, apresentaram um risco 30% maior de desenvolver a condição.
Alimentos fritos e carnes vermelhas devem ser evitados, segundo essa pesquisa feita pela Universidade Yonsei (Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil)
Entre os alimentos valorizados nas quatro dietas estão:
- Grãos integrais;
- Frutas;
- Vegetais;
- Nozes;
- Peixes; e
- Aves.
Fritos e carnes vermelhas devem ser evitados. Os dados foram obtidos a partir da análise de mais de 131 mil indivíduos entre 40 e 69 anos, cadastrados no banco de dados britânico UK Biobank.
Fonte: ICL Notícias




