GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
24.3 C
Manaus
terça-feira, abril 15, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Conheça a bateria que pode assumir qualquer forma


Inovação é muito promissora para sensores e até roupas inteligentes

Bateria pasta
Imagem: Rahmanudin A. et al, 2025

Compartilhe esta matéria

Uma bateria que pode ser moldada como pasta de dente, adaptando-se a qualquer formato, foi criada por pesquisadores da Universidade de Linköping, na Suécia. Basicamente, como mostra o estudo publicado na revista Science, ela é macia e muito maleável – o que pode transformar o futuro da tecnologia.

Com estrutura fluida e moldável, a bateria pode ser usada em impressoras 3D para assumir qualquer forma desejada, como explicou o professor Aiman Rahmanudin, um dos líderes do estudo. Isso abre portas para um novo tipo de eletrônica completamente integrada aos dispositivos.

Leia também:

Estima-se que mais de um trilhão de dispositivos estarão online nos próximos dez anos. Além dos celulares e computadores, teremos sensores médicos, implantes nervosos, roupas inteligentes e até robótica leve. E para todos esses gadgets funcionarem sem atrapalhar nossa vida cotidiana, precisamos de baterias que se adaptem – exatamente como essa nova criação.

Informações da pesquisa sobre a bateria pasta
Repare nas imagens em “M”, representando as diferentes topologias de fluidos sob diferentes deformações mecânicas. Da esquerda para a direita: 0% de deformação, 100% de deformação de tração, torcida. Barras de escala, 10 mm. | (Rahmanudin A. et al, 2025)

Uma bateria fluida e sustentável

A chave está na mudança dos eletrodos. Em vez de serem sólidos e rígidos, eles são fluidos, feitos a partir de plásticos condutores e lignina, um subproduto da produção de papel. Isso torna a bateria não apenas flexível, mas também sustentável, já que reaproveita materiais abundantes e baratos.

Ela pode ser esticada até dobrar de tamanho e ainda assim continuar funcionando perfeitamente. Além disso, suporta mais de 500 ciclos de recarga sem perder desempenho. Porém, a tensão atual da bateria é de apenas 0,9 volt. Então, os pesquisadores estão explorando novos compostos químicos, como zinco ou manganês, para melhorar sua eficiência.


Ronnie Mancuzo

Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.




Fonte: Olhar Digital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Como criar sua própria inteligência artificial com Meta AI Studio

Nova ferramenta do Instagram cria um chatbot via IA que recebe comandos de textos; entenda como ele funciona Compartilhe esta matéria Tudo sobre Inteligência Artificial Lançada...

Prouni abre hoje as inscrições para mais de 243 mil vagas do segundo semestre

Começa nesta terça-feira (23) as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2024. Os interessados em...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo