spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Conta de luz fica mais barata para famílias de baixa renda


Passou a valer na quinta-feira (1º) um novo desconto social na conta de luz destinado a famílias de baixa renda. A medida contempla inscritos no CadÚnico (Cadastro Único) com renda mensal entre meio e um salário mínimo por pessoa (R$ 810,50 a R$ 1.621,00 pelo novo piso nacional), cujo consumo de energia não ultrapasse 120 kWh mensais.

O governo estima que quatro milhões de famílias serão impactadas pelo benefício, que será aplicado automaticamente na fatura de quem tiver o CadÚnico atualizado.

Segundo a regulamentação, as distribuidoras tiveram até a última quarta-feira (31) para identificar os consumidores elegíveis, de modo que as próximas contas já devem refletir o desconto, que varia de 9% a 18%, conforme a região do país.

Tarifa social: novas regras e abrangência

O desconto social foi criado para complementar a tarifa social de energia elétrica, em vigor desde julho do ano passado, que continua oferecendo isenção total a famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa e consumo de até 80 kWh. Atualmente, estima-se que 17 milhões de famílias — cerca de 60 milhões de pessoas — sejam beneficiadas pela tarifa social.

Têm direito à tarifa social:

  • Famílias do CadÚnico com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Pessoas com deficiência ou idosos (65+) que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e estão inscritas no CadÚnico;
  • Famílias indígenas e quilombolas cadastradas no CadÚnico;
  • Famílias atendidas por sistemas isolados de geração de energia (offgrid).

O novo desconto social amplia a rede de proteção para famílias que não se enquadram nas regras mais restritivas da tarifa social, buscando reduzir a vulnerabilidade energética em todo o país.





ICL – Notícias

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...

Justiça suspende regras de escolas cívico-militares em SP

A Justiça suspendeu liminarmente...

André Mendonça assume relatoria do caso Master após saída de Toffoli

Por André Richter –  Agência Brasil O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Canguru gigante pré-histórico foi extinto por ser ‘caseiro’ demais

Em vez de se espalhar por territórios amplos, o canguru gigante preferia o conforto de casa – e isso contribuiu para a sua...

Sessão desta terça-feira (19) do TCE-AM terá 59 processos em pauta

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) devem julgar 59 processos durante a 32ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, que será realizada...