spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Conversa entre amigos 60+ a importância de trabalhar a cognição

No dia 14 de outubro, às 16h, na Valer Teatro, acontecerá mais uma edição mensal do Conversa Entre Amigos 60+, cujo tema é O envelhecimento saudável: exercitando a memória. Este evento receberá as professoras Rosa Maria Marques e Izonete Batista, ambas são responsáveis por ministrar a disciplina ‘Exercitando a memória’, fixa da grade de ensino da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade – FUnATI.

O tema acende um debate importante sobre as práticas do exercício cognitivo, pois esta é uma atividade que promove a manutenção do envelhecimento, remediando e/ou prevenindo o retardo mental, a perda da memória e a perda do raciocínio rápido. Os exercícios estimulam a parte cognitiva do cérebro, gerando a conservação das funções mentais, do foco, da agilidade no raciocínio e, para mais, a qualidade de vida e independência do idoso. É uma atividade que gera o fortalecimento do cérebro e desencadeia um impacto psicossocial positivo no bem-estar emocional e social.

Nas palavras da professora Rosa Marques, “percebo que o exercitar a memória vai além de recordar fatos, é uma prática que conecta o idoso ao presente e às experiências que o formaram. Ao compartilhar suas histórias, eles ganham confiança e se sentem protagonistas da própria vida. As atividades incentivam a socialização, criam vínculos e momentos de troca significativos, pois a memória estimulada abre espaço para criar, aprender e se reinventar. Trabalhar a memória não é apenas técnica, é reconhecer que cada idoso traz consigo histórias, desafios e o desejo de viver com dignidade”.

A FUnATI surgiu da necessidade de fornecer qualidade de vida para a população idosa, por meio da implementação de diversas atividades como: pilates, dança, treino funcional, artesanato, estudos de idioma e o exercitando a memória. Hoje, eles possuem mais de dois mil estudantes regularmente matriculados

Essa edição do Conversa 60+ reafirma ainda mais a parceria da Valer com a FUnATI em gerar conteúdo direcionado para o público 60+. Rosa Marques é psicóloga e mestre em Processos Psicológicos e Saúde, já Izonete, está concluindo a graduação em Psicologia, tendo uma vasta experiência ministrando aula para idosos.

A Editora Valer fica contente com a repercussão que o projeto tem tido. A cada edição, o público do bate-papo mensal tem crescido significativamente e se aprofundado em diversos temas que não apenas informam ou previnem, mas também humanizam as pessoas.

De acordo com a coordenadora editorial da Valer e responsável pelo projeto, Neiza Teixeira, o público do 60+ dialoga com assuntos de extrema importância para a sociedade.

“A Conversa entre amigos 60+ começou timidamente. Hoje, posso afirmar, é um dos nossos grandes eventos, e com uma contribuição incomensurável, tendo em vista que atende a um público que é, de certa maneira, menosprezado pelo poder público e pela sociedade. A Valer dá a sua contribuição, oferecendo um espaço agradável, no qual os envelhecentes têm um espaço para conversar e para se informar sobre essa fase da vida”, explicou Neiza.

O conversa é um momento de informação, lazer, bem-estar e troca de experiências entre o público vigente.

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...

Governo publica programação do Orçamento em 2026

O Governo Federal publicou...

Anvisa determina recolhimento de lotes de fórmula infantil da Nestlé

(Folhapress) – A Anvisa determinou o recolhimento de dez lotes da fórmula...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Pleno do TCE-AM deve julgar 85 processos na sessão desta terça-feira (15)

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) devem julgar um total de 85 processos durante a 28ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno,...

ECP dá início a curso sobre Letramento Racial com servidores e sociedade civil

  A Escola de Contas Públicas (ECP) do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) iniciou, na manhã desta segunda-feira (25), o curso “Letramento Racial”, realizado...