GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
31.3 C
Manaus
sábado, maio 3, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Corredor tem morte cerebral após ser atropelado por condutor com sinais de embriaguez



Emanuel Fernandes foi atropelado enquanto participava de uma prova de corrida de rua (Composição de Paulo Dutra/CENARIUM)

02 de maio de 2025

Ana Pastana – Da Cenarium

MANAUS (AM) – “Era a primeira corrida dele e ele estava muito feliz“, afirmou Elizandra da Costa Fernandes, de 28 anos de idade, irmã do corredor Emanuel da Costa Fernandes, de 26 anos, que teve morte cerebral confirmada nesta sexta-feira, 2, após ser atropelado durante a 1ª Corrida Nacional do Sesi, que aconteceu nessa quinta-feira, 1º, no bairro Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus. De acordo com a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), o condutor do veículo apresentava sinais de embriaguez.

A atualização sobre o quadro de saúde da vítima foi repassada por familiares à imprensa. De acordo com o primo de Emanuel, Pedro Leonardo Ribeiro da Costa, a informação sobre a morte cerebral da vítima foi dada por profissionais da saúde do Hospital e Pronto Socorro João Lúcio, na manhã desta sexta-feira, onde o homem está internado.

A gente está desde ontem [quinta-feira, 1ª] tentando informações sobre o quadro dele para fazer o melhor, para fazer a cirurgia, mas não foi feita a cirurgia porque ele não teve um bom desempenho no retorno. Hoje de manhã, o médico falou para a gente que ele teve morte cerebral“, afirmou.

O primo de Emanuel, Pedro Leonardo (Reprodução/Redes Sociais)

A irmã de Emanuel, Elizandra Fernandes, afirmou que ele estava feliz em participar pela primeira vez de uma prova de corrida. Ela reforçou, ainda, que a organização do evento estava bem sinalizada e com uma estrutura adequada para receber os corredores.

Era a primeira vez, a primeira corrida dele e ele estava muito feliz, muito entusiasmado com essa corrida […] Uma organização enorme, estava tudo sinalizado, se não estivesse sinalizado… Mas estava, a Ponta Negra estava sinalizada. A gente quer justiça pelo meu irmão“, disse Elizandra.

A irmã de Emanuel, Elizandra Fernandes (Reprodução/Redes Sociais)

A esposa da vítima, Débora Castro, bastante abalada, reafirmou a fala da cunhada, em que diz que Emanuel estava em um momento feliz e se sentindo realizado. “O Emanuel era uma pessoa incrível, ele era amado, ele era feliz, era alegre. Ele contagiava qualquer lugar que ele chegasse. Ele estava tão feliz, ele estava realizado. Tudo foi interrompido por uma pessoa imprudente, que saiu de casa com a intenção de acabar com a vida de outra pessoa. Eu perdi o amor da minha vida. A Elizandra perdeu o irmão dela, os irmãos dele perderam o irmão. A mãe perdeu o filho. Não pode ficar assim“, declarou.

O caso

Emanuel é uma das vítimas atropeladas nessa quinta-feira, 1ª, durante a 1ª Corrida Nacional do Sesi. Ele e outras quatro pessoas foram atingidas por um veículo de modelo Corsa Classic, placa NOX-5240, na cor preta, que estava sendo conduzido por um homem identificado como Alef Jardeu Oliveira Valente, que segundo a Polícia Civil do Estado (PC-AM), estava com indícios de embriaguez.

O homem foi preso em flagrante e conduzido para o 19° Distrito Integrado de Policia (DIP), localizado no bairro Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus. De acordo com o delegado titular do DIP, Ivo Martins, um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado e o condutor do veículo deve responder por embriaguez ao volante e cinco lesões corporais.

“Ficou detectado, sim, que ele estava embriagado. Os colegas da Polícia Militar fizeram a detenção, fizeram a condução dele aqui para a delegacia. Inclusive, o teste de alcoolemia deu bastante elevado, bem acima do permitido legal. Agora ele vai responder pelos crimes de embriaguez ao volante e cinco lesões corporais”, afirmou a autoridade policial.

As vítimas

Ao todo, cinco pessoas foram atingidas pelo veículo. Três foram encaminhadas ao Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, na Zona Leste de Manaus, duas tiveram ferimentos leves e foram liberadas ainda nessa quinta-feira. Outra pessoa foi encaminhada a um hospital particular da cidade.

Vídeos que circularam em grupos de WhatsApp mostram o momento em que outras pessoas que participavam do evento ajudaram os corredores atropelados. Também é possível notar a presença de agentes da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) no local, assim como cones de sinalização. Com o impacto, o para-brisa do veículo foi arrancado e marcas no capô do carro também ficaram visíveis.

Em nota, logo após o acidente, o Serviço Social da Indústria (Sesi), organizador da corrida, lamentou o ocorrido e informou que dará suporte às vítimas. “O Sesi está acompanhando e dando inteiro suporte às vítimas neste lamentável episódio de irresponsabilidade no trânsito ocorrido em um evento esportivo, dedicado aos trabalhadores do Amazonas“, diz um trecho da nota.

À CENARIUM, nessa sexta-feira, a assessoria de comunicação do Sesi informou que está em contato com a família e com a equipe médica avaliando com calma e cuidado a atual situação de uma das vítimas do atropelamento.

Nota do Sesi sobre o acidente (Reprodução/Sesi)

A Federação Desportiva de Atletismo do Estado do Amazonas (Fedaeam) também emitiu nota sobre o caso. Ela afirmou que o percurso estava devidamente balizado e sinalizado. A nota reafirma também que o evento contava com suporte médico, de acordo com as normas de regulação. A Fedaeam vai acompanhar os desdobramentos da ocorrência.

Nota da Fedaeam (Reprodução/Fedaeam)
Leia também: Motorista com indícios de embriaguez atropela corredores em Manaus
Editado por Adrisa De Góes



Fonte: Agência Cenarium

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Parque oferece safári na África para crianças no Shopping Ponta Negra

Brinquedos inspirados nos safáris africanos propõem desafios à criançada e é direcionado ao público de até 12 anos. A criançada ganhou um novo espaço para...

ANPD mantém proibição de pagamentos em criptomoedas da WorldCoin por coleta de dados no Brasil

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) manteve, no último despacho decisório a que o Livecoins obteve acesso, a suspensão da compensação...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo