GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
28.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 21, 2024
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Corregedor aponta que Hardt multou Petrobras para dinheiro voltar por fundação privada

O Corregedor Nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, decidiu afastar cautelarmente a juíza Gabriela Hardt, ex-titular da 13ª Vara Federal de Curitiba após identificar irregularidades no direcionamento de recursos públicos e repasses de valores obtidos com acordos de colaboração premiada no âmbito da Operação Lava Jato.

Na decisão proferida nesta segunda-feira (15), o corregedor aponta que havia uma “gestão caótica de valores provenientes de acordos de colaboração e de leniência”, além de multas.

Tal estratégia, segundo a decisão, foi concebida com o intuito de capturar recursos depositados em juízo à Petrobras, que posteriormente foi “constrangida” a celebrar acordo nos Estados Unidos para que o montante (superior a R$ 5 bilhões) retornasse para uma fundação privada. A distribuição desses recursos públicos pela fundação privada não seguia critérios legais, nem de transparência e imparcialidade.

O recolhimento de dinheiro dos acordos, bem como das multas aplicadas à Petrobras, e seu repasse para a fundação privada e distribuição sem transparência, foi classificado por Luis Felipe Salomão como uma espécie de “cashback” para interesses privados, com a chancela e participação de membros da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.

Além de Gabriela Hardt, o Corregedor Nacional de Justiça também afastou cautelarmente o atual titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, juiz Danilo Pereira Júnior, e os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Thompson Flores e Loraci Flores de Lima, por tentativa de burlar ordens do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os afastamentos, por ora de caráter cautelar (temporário e preventivo) serão analisados em sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta terça-feira (16).

GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Mauro Cid depõe hoje a Moraes sob risco de ter acordo de delação anulado

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, marcou para esta quinta-feira (21) o novo depoimento do tenente-coronel Mauro Cid. O ex-ajudante...

Shopping Ponta Negra recebe Papai Noel, neste domingo, e inaugura decoração natalina com Fábrica de Doçuras

O espírito natalino vai invadir o Shopping Ponta Negra, neste domingo (12), com a chegada do Papai Noel, às 17h, e a inauguração da...

Abril Verde conscientiza sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho

Nesta sexta-feira (28), é comemorado o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho. A data foi criada em memória às vítimas de...
spot_imgspot_img