Diversas corretoras de criptomoedas relataram problemas em seus serviços nesta terça-feira (15), incluindo nomes como Binance, KuCoin e MEXC. Segundo os relatos, a interrupção dos serviços está ligada a problemas com a AWS (Amazon Web Services).
A própria Amazon reconheceu a falha, citando problemas com a alimentação elétrica de seus servidores.
Apesar da falha ter afetado grandes corretoras, o Bitcoin não teve quedas de preço. No momento desta redação, a criptomoeda está sendo negociada por US$ 86.000, em alta de 1,7% nas últimas 24 horas.
Binance, KuCoin e MEXC relatam problemas em seus serviços
Nas redes sociais, corretoras de criptomoedas e outros serviços relataram problemas em suas operações devido a uma falha na AWS, um serviço de nuvem da Amazon. Isso inclui a Binance, referência do setor.
“Estamos cientes de um problema que está afetando alguns serviços na plataforma #Binance, devido a uma interrupção temporária na rede do data center da AWS.”
“Algumas ordens estão sendo executadas com sucesso, mas outras estão falhando. Se os usuários tiverem falhas, podem tentar novamente”, escreveu a corretora. “Nossa equipe está trabalhando em estreita colaboração com a AWS para resolver isso o mais rápido possível.”
O texto aponta que até mesmo os saques foram pausados por questão de segurança. Pouco depois o serviço foi normalizado.
Menos de 10 minutos depois foi a vez da corretora KuCoin informar que estava passando pelas mesmas dificuldades técnicas que sua rival.
“Devido a uma interrupção em larga escala nos serviços da AWS, nossa plataforma está passando por interrupções temporárias.”
“Nossa equipe técnica está trabalhando com urgência para resolver o problema, e o tempo estimado para a recuperação será anunciado separadamente”, escreveu a corretora. “Reforçamos que seus ativos permanecem seguros e todos os dados estão intactos. Pedimos gentilmente que acompanhem os anúncios oficiais e fiquem atentos a informações falsas.”
Já a corretora MEXC apontou que seus usuários poderiam estar enfrentando dificuldades para ver os gráficos de preços, falhas no cancelamento de ordens e outros problemas tanto em dispositivos móveis quanto no desktop.
“Lamentamos informar que, devido a uma interrupção nos serviços da AWS, alguns usuários podem estar enfrentando problemas na plataforma MEXC.”
O texto revela que até mesmo os serviços de suporte da corretora foram afetados e promete reembolsos para usuários afetados pela falha.
Em nota publicada há poucos minutos, a MEXC afirmou que todos seus serviços voltaram à normalidade.
As três corretoras notaram que os fundos dos clientes estão seguros.
Amazon reconhece falha e diz que serviços foram restaurados
A Amazon publicou um texto em seu site reconhecendo os problemas nos serviços da AWS. O relato aponta que a falha durou pouco mais de uma hora, iniciando às 4h40 pelo horário de Brasília e se resolvendo às 5h43.
“Isso ocorreu devido a uma falha que causou a interrupção da alimentação elétrica primária e secundária das instâncias EC2 afetadas.”
“Durante esse período, os clientes também podem ter enfrentado taxas de erro aumentadas e maior latência nas instâncias lançadas na zona afetada, além de impactos em outras APIs da AWS que utilizam essas instâncias EC2”, continua o texto.
A falha, que afetou três das maiores corretoras de Bitcoin do mundo, mostra como serviços centralizados podem estar sujeitos a problemas simultâneos.
Felizmente a falha foi rapidamente corrigida e não afetou o mercado.
Fonte: Livecoins