GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
sexta-feira, maio 2, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

CPMI da INSS: Oposição mira Câmara após contabilizar assinaturas no Senado


O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), afirmou que o pedido para a abertura da CPMI do INSS já conta com as assinaturas necessárias de senadores para ser aberta.

“Tem quase 30”, disse Marinho em entrevista ao WW nesta quinta-feira (1°). Para a abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), são necessárias as assinaturas de 27 senadores e 171 deputados federais.

Nas contas do líder opositor, já passa de 100 o número de endossos de deputados à comissão que visa investigar fraudes em descontos associativos em pensões e aposentadorias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“Na próxima semana, a gente vai conseguir o número suficiente (na Câmara)”, afirmou.

Tanto CPMIs como CPIs (comissões parlamentares de inquérito) são colegiados do Congresso que, com poderes do Judiciário e tipicamente utilizados pela oposição, se debruçam a investigar um determinado fato.

Na Câmara, a oposição conseguiu 185 assinaturas para abrir uma CPI do INSS. Porém, há uma fila de mais de 10 pedidos de CPIs aguardando criação, e o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), deve priorizá-las.

A CPMI do INSS seria uma alternativa para furar a fila existente na Câmara, bastando que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União), leia o requerimento de abertura em uma sessão conjunta do Congresso.

“Nós vamos trabalhar para só haver sessão congressual se for instalada a CPMI”, acrescentou Marinho.

Conheça as principais fraudes contra beneficiários do INSS



Fonte: CNN Brasil

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Silvio Santos aprova demissão de Dudu Camargo após saber de escândalos

Após ter sua demissão encomendada pela terceira vez pela direção de Jornalismo do SBT, Dudu Camargo enfim teve o contrato rescindido. Dessa vez, ele...

Descontos do governo para carros populares vão de R$ 2 mil a R$ 8 mil; veja como calcular

Desconto será definido partir de 4 critérios relacionados aos carros: fonte de energia, consumo energético, preço e densidade produtiva. Já caminhões e ônibus vão...

TCE-AM participa de seletiva nacional para conselho de auditores da ONU

Os auditores de controle externo do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) participam de um processo seletivo interno realizado pela Secretaria de Controle Externo...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo