Alana Kamile Silva Ferreira, de seis anos, morreu atropelada por um caminhão de coleta de lixo (Reprodução)
21 de março de 2025
Izaías Godinho – Da Cenarium
MANAUS (AM) – Uma criança, identificada como Alana Kamile Silva Ferreira, de seis anos, morreu atropelada por um caminhão de coleta de lixo, nesta sexta-feira, 21, na rua Tesel, bairro União da Vitória, Zona Oeste de Manaus. A informação foi confirmada por policiais militares da 20ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que atenderam a ocorrência.
Veja o momento do atropelamento – ATENÇÃO – cenas sensíveis:
De acordo com testemunhas, a menina tinha ido comprar pão nas proximidades da residência onde ela vivia com a mãe, e ainda estava com a quantia de R$ 2 nas mãos. Vídeo de câmera de segurança de um estabelecimento comercial, registrado às 11h28, mostra o momento em que a criança estava na calçada e passou ao lado do caminhão de lixo.
Minutos depois, de forma desatenta, o condutor acelera o veículo pesado que passa por cima da criança. Vizinhos e familiares socorreram a menina que foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo de Alana foi encaminhado para o Instituo Médico Legal (IML) e deu entrada na unidade por volta de 14h50.
Levantamento
De acordo com o Ministério da Saúde, em 2023, o SUS registrou 39.110 internações por atropelamento, o que corresponde a uma média de 107 internações por dia. Esse número representa um aumento de 7% em relação a 2022.
Entre 2014 e 2023, 60,8 mil pessoas morreram em atropelamentos no Brasil. Em média, 15 pessoas morrem por atropelamento diariamente.
Faixas etárias mais vulneráveis:
A faixa etária mais atingida por atropelamentos é a dos 50 a 59 anos.
As faixas etárias mais avançadas, de 60 a 69
Leia mais: Concessionária diz que 85% do fornecimento de energia foi estabelecido
Editado por Jadson Lima
Fonte: Agência Cenarium