spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Crise de identidade fez Facebook repensar tudo, até os amigos


E-mails internos da Meta revelam planos para recuperar a relevância do Facebook, incluindo a adoção do modelo de seguidores

notificações do facebook
(Imagem: JaysonPhotography / Shutterstock.com)

Compartilhe esta matéria

Documentos apresentados no julgamento antitruste do Meta nos EUA revelaram como a empresa vem enfrentando dificuldades para manter o Facebook culturalmente relevante. As mensagens internas, datadas de 2022, mostram que executivos da companhia discutiram diversas estratégias para recuperar o apelo da rede social, reconhecendo que sua influência estava diminuindo rapidamente.

Durante a divulgação dos resultados financeiros do quarto trimestre de 2024, o CEO Mark Zuckerberg voltou ao tema, dizendo que a meta para 2025 é justamente restaurar a relevância cultural do Facebook. Para isso, a plataforma aposta em um retorno às origens, com o lançamento de uma nova aba “Amigos”, parte da tentativa de resgatar o que chamou de “OG Facebook” (ou “Facebook original”).

facebook
Mark Zuckerberg quer retomar a relevância cultural do Facebook (Imagem: Anton Dzhumelia / Shutterstock.com)
  • Nos e-mails de 2022 apresentados pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, na sigla em inglês), Zuckerberg destacava que o formato de amizades do Facebook parece desatualizado diante de outras redes sociais que priorizam o modelo de “seguir”.
  • Ele considerou inclusive a ideia radical de excluir as listas de amigos de todos os usuários, forçando um novo começo.
  • Fazer amigos parece estar fora de moda agora”, escreveu o CEO.
  • Para ele, os gráficos de amizades se tornaram estagnados e pouco relevantes, além de serem difíceis de atualizar.
  • “Na maioria das vezes, quando conheço alguém ou me interesso por alguém, só quero seguir essa pessoa, e não pedir nada em troca”, afirmou, referindo-se à natureza mais fluida de plataformas como Instagram e TikTok.

Estratégias discutidas internamente

A troca de e-mails também mostra que o Meta discutiu alternativas mais ousadas. Entre elas, uma transição completa do modelo de amizade para o de seguidores, inclusive em contas privadas, o que implicaria também no fim dos likes em páginas. A ideia seria transformar o Facebook em uma plataforma mais alinhada com os padrões contemporâneos das redes sociais.

Zuckerberg apontou que “todas as redes sociais modernas são construídas em torno do conceito de seguir”, e que o Facebook pode estar desatualizado por não ter adotado essa mudança estrutural. Ele chegou a sugerir que a solução ideal exigiria uma mudança drástica, como apagar todos os gráficos de conexões e reconstruí-los do zero, começando com testes em países menores.

seguidores instagram
Boa parte das redes sociais “modernas” (nas palavras de Zuckerberg), como o próprio Instagram da Meta, usam o modelo de seguidores (Imagem: PixieMe / Shutterstock.com)

Leia mais:

Impacto na estratégia da empresa

Os documentos deixam claro que o desempenho do Facebook é visto como essencial para o sucesso de todo o ecossistema da Meta, mesmo com os bons resultados do Instagram e do WhatsApp. “Não vejo um caminho para a empresa ter o sucesso que precisamos se o Facebook falhar”, escreveu Zuckerberg.

A reformulação da aba “Amigos”, lançada recentemente, parece ser um dos primeiros passos visíveis nessa tentativa de reconectar o Facebook com os hábitos digitais da nova geração. Mas os e-mails indicam que mudanças ainda mais profundas ainda podem ser avaliadas pela equipe executiva da empresa.


Ana Luiza Figueiredo

Redator(a)

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.




Fonte: Olhar Digital

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Caso P. Diddy: grupo de possíveis jurados é reduzido para 45 pessoas

Um grupo qualificado de 45 possíveis jurados foi garantido para o processo de seleção do júri no julgamento de tráfico sexual...

Governo diz que conectará 100% das escolas até fim de 2026

Por Pedro Peduzzi – Agência Brasil O governo federal pretende antecipar algumas das...

Moraes autoriza oitiva de Bolsonaro sobre material achado no Alvorada

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta...