GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, abril 4, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Critérios da COP30 dificultam participação de jovens da Amazônia, dizem ativistas



Ana Luiza Araújo, ativista ambiental e militante da periferia de Belém (Marx Vasconcelos/CENARIUM)

11 de março de 2025

Fabyo Cruz – Da Cenarium

BELÉM (PA) – O processo seletivo para a escolha do Youth Climate Champion (Jovem Campeão Climático), que escolherá um único jovem para representar o Brasil na Conferência do Clima sobre Mudanças Climáticas (COP30), agendada para novembro deste ano, em Belém do Pará, tem sido alvo de críticas por impor barreiras que excluem grande parte da juventude amazônica do debate climático.

A exigência de fluência em inglês é o principal ponto abordado pelos jovens amazônidas, pois dificulta a participação da juventude que vive e atua na defesa da floresta, e que não tem acesso a ensino de qualidade e oportunidades de capacitação formal. Para eles, o processo seletivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) ignora a realidade da juventude que vive e luta diariamente nesse território.

Nas chamadas para a seleção publicadas nas redes sociais, internautas expressaram que os critérios estabelecidos reforçam a exclusão dos jovens amazônidas e privilegiam uma elite global que já circula nesses espaços de decisão. A exigência de fluência em inglês, por exemplo, representaria um obstáculo significativo, já que parte dos jovens da região não tem acesso a cursos de idiomas.

LEIA TAMBÉM:

Para os críticos, sendo um evento realizado no Brasil, a participação de jovens brasileiros não deveria depender do domínio de uma língua estrangeira. Eles argumentam que o problema poderia ser resolvido com o apoio de intérpretes.

Sobre o caso, Ana Luiza Araújo, ativista ambiental e militante da periferia de Belém, comenta que essas oportunidades limitam a participação da juventude que não teve acesso à língua inglesa, mesmo sendo ativa e engajada nas causas ambientais. “O critério da fluência em inglês impede que muitos jovens sejam selecionados ou se tornem competitivos para vagas como essa”, declarou.

Ana Luiza de Araújo critica critérios de seleção (Marx Vasconcelos/CENARIUM)

Ela lembra, ainda, que a maioria desses jovens não tem condições de arcar com os altos custos de participação em grandes eventos, como a COP, incluindo passagens e alimentação, o que contribui ainda mais para a exclusão.

Dessa forma, o que poderia ser uma chance real de inclusão se torna uma falsa oportunidade, afetando até a autoestima desses jovens. Em vez de reconhecer e valorizar suas competências e habilidades, esse processo acaba excluindo a juventude amazônida da participação na COP, mesmo quando o evento acontece em sua própria cidade”, concluiu.

Jovem Campeão Climático

O Jovem Campeão Climático é uma proposta que faz parte do programa Presidency Youth Climate Champion, com o objetivo de aumentar a participação dos jovens nas políticas relacionadas ao clima e nos fóruns internacionais de negociação sobre a questão.

Essa representação foi formalizada durante a COP28, que ocorreu em 2023, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Em novembro de 2024, a COP29 foi realizada em Baku, no Azerbaijão, com o intuito de incluir a juventude nas discussões.

Os jovens de diversas partes do mundo que forem escolhidos para a COP30 atuarão como embaixadores e representantes da causa climática em conferências internacionais. Eles também receberão treinamento para impulsionar ações e políticas em suas comunidades.

O foco é estabelecer uma rede global para facilitar a articulação e a colaboração entre os jovens, além de possibilitar o engajamento direto com especialistas e líderes políticos, para que as perspectivas e vozes da juventude de todas as regiões sejam ouvidas.

As inscrições se encerram nesta terça-feira, 11. Além de falar inglês fluente, os jovens com nacionalidade brasileira e idade entre 18 e 35 anos devem morar no Brasil e ter experiência nas agendas de clima e meio ambiente.

Leia mais: Estudantes podem participar de olimpíada ambiental ligada à COP30
Editado por Marcela Leiros
Revisado por Gustavo Gilona



Fonte: Agência Cenarium

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Pleno do TCE-AM julgará 111 processos em sessão ordinária nesta terça (6)

Os membros do Pleno do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) se reúnem nesta terça-feira (6), às 10h, para o julgamento de 111 processos....

Contribuintes desejam utilizar a restituição do IR para negociar dívidas

Segundo lote da restituição do Imposto de Renda será pago no dia 30 de junho; Serasa oferece oportunidades e ofertas para renegociação em seus...

Torcedores são detidos com coquetéis molotov antes do Ba-Vi em Salvador

Seis pessoas, sendo três adolescentes e três adultos, foram detidas com coquetéis molotov e outros objetos durante uma ação da Polícia Militar (PM)...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo