spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Curto-circuito em subestação de energia deixa feridos no Ministério da Igualdade Racial


Por Mariana Brasil Marcos Hermanson e Francisco Lima Neto

(Folhapress) – Um curto-circuito na subestação de energia do Ministério da Igualdade Racial causou uma explosão da sede da pasta, em Brasília, na manhã desta terça-feira (25), deixando ao menos três feridos.

Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, um homem que trabalhava na na manutenção do gerador teve 60% do corpo queimado. Outros dois homens que estavam no local, tiveram queimadura e inalaram fumaça.

No total, 27 precisaram de atendimento por intoxicação com a fumaça. De acordo com o Ministério, não houve incêndio ou explosão no Bloco C da Esplanada, mas em um equipamento elétrico adjacente, que não deu início a um incêndio no prédio.

Veja o incêndio:

Segundo o Coronel Tavares, do Corpo de Bombeiros do DF, o episódio ocorreu quando uma equipe de engenharia privada fazia manutenção numa rede de iluminação externa do prédio.

“Houve uma explosão, ou pode ter sido um arco voltaico, que queimou o funcionário que estava realizando essa manutenção e outros dois funcionários desceram. Após a explosão houve bastante fumaça. Os funcionários desceram, retiraram esse funcionário queimado e eles sofreram uma intoxicação pela fumaça”, diz.

O coronel informou que as pessoas foram atendidas no local, onde foi feita a triagem. Cinco pessoas foram enviadas ao Hospital de Base e o que teve 60% do corpo queimado foi levado ao HRAM (Hospital Regional da Asa Norte).

O ministério chefiado por Anielle Franco fica no bloco C da Esplanada dos Ministérios. Ele divide a sede com o Ministério dos Povos Indígenas e com o Ministério das Mulheres.

A CEB IPes (Companhia Energética de Brasília Iluminação Pública e Serviços) informou que o quadro de comando responsável pelo acionamento da iluminação das empenas dos ministérios está localizado dentro da subestação de uso compartilhado com a distribuidora de energia, e que durante serviço de manutenção, ocorreu um acidente envolvendo um funcionário terceirizado.

Segundo relatos obtidos pela Folha, o funcionário terceirizado da CEB estava realizando manutenção da iluminação da fachada do Ministério. Uma perícia está sendo conduzida no local pela Companhia e pela Neoenergia. Técnicos buscam entender por que o funcionário estava no subsolo do prédio.

Ainda conforme os presentes, servidores e funcionários precisaram evadir o local e a fumaça se concentrou principalmente no segundo andar do prédio.

Ainda de acordo com a Companhia, ele utilizava uniforme antichamas e todos os EPIs recomendados e recebeu atendimento imediato do Corpo de Bombeiros, sendo encaminhado ao hospital.

“A CEB IPes acompanha de perto a situação do prestador de serviço e ressalta que a subestação está com a situação totalmente controlada”, diz em nota.





ICL – Notícias

Beach club embargado da família Vorcaro realiza evento no pré-Carnaval da Bahia

Por Thiago Domenici – Agência Pública Uma festa realizada no último fim...

Toffoli deixa relatoria de investigação sobre o Banco Master

O ministro Dias Toffoli,...

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Gentileza gera dano ambiental? No caso da IA, parece que sim

Tudo sobre Inteligência Artificial Você já parou para pensar no impacto que um simples “por favor” ou “muito obrigado” pode ter? Indo para além...

Prefeitura amplia sinalização viária e foca na preservação de vidas em Manaus

Com o compromisso de tornar o trânsito mais seguro para todos, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU),...

“Cérebro bem preparado é prevenção para Alzheimer“, diz neurologista

O professor-titular de Neurologia da Universidade de São Paulo (USP), Ricardo Nitrini, falou sobre a prevenção da doença de Alzheimer durante...