spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

CVM analisa criptomoeda de Eike Batista


A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) começou a analisar de perto o novo projeto de criptomoeda do ex-bilionário Eike Batista.

De acordo com informações divulgadas pelo Pipeline, a análise se concentra em entender se há uma oferta irregular de valores por Eike e seu grupo.

Vale o destaque que Eike lançou um projeto chamado “Super Cana”, que pretende tokenizar um combustível ligado ao Etanol, mas com melhor qualidade. O lançamento ocorreu em uma reunião com empresários no final de fevereiro de 2025.

O token lançado pelo ex-magnata brasileiro foi criado pela rede Solana, chamado $EIKE, e segue com pré-venda por 1 dólar cada.

Criptomoeda de Eike Batista entra para análise na CVM

A CVM tem atuado com atenção ao mercado de criptomoedas nos últimos anos, principalmente quando o assunto se assimila com algum valor mobiliário.

Assim, os tokens estão entre os principais ativos ligados à tecnologia blockchain que o regulador observa com cautela.

Nos últimos dias, por exemplo, a CVM mandou a corretora Mercado Bitcoin suspender a oferta de tokens para brasileiros, em um alerta geral ao mercado.

Mas no caso de Eike Batista, a CVM apenas começou uma análise sobre o projeto $EIKE, ainda sem nenhum relatório concluído ou alerta a investidores.

Vale lembrar que, no lançamento, Eike declarou que o seu token busca captar valor para a produção da super cana, mas que o público brasileiro não é um dos alvos do projeto.

O advogado de Eike disse à reportagem do Pipeline que a CVM pediu apenas informações sobre o que tem sido noticiado sobre o projeto de criptomoeda. Além disso, Daniel Bar declarou que este é um processo natural do regulador, e que toda documentação pedida foi entregue no prazo estipulado. Por fim, ele declarou que a pré-venda busca investidores apenas dos EUA.

“Eike é um garoto propaganda apenas”

Apesar de o token se chamar EIKE, e ter a imagem do ex-bilionário brasileiro como principal atrativo para captar investimentos, Eike Batista tem divulgado que não pode ser um sócio do negócio e nem mesmo realizar investimentos neste.

Isso porque, como ele tem seus bens a disposição da justiça, não há como ele se comprometer com sociedade ou liderança do projeto.

Assim, Eike diz ser o idealizador do projeto, seu garoto-propaganda, e que não há nenhuma participação societária na BRXe, a empresa que controla o projeto da super cana, assim como sua tokenização.

De qualquer forma, a análise da CVM chamou atenção do mercado, que segue atento aos desdobramentos.





Fonte: Livecoins

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...

Justiça suspende regras de escolas cívico-militares em SP

A Justiça suspendeu liminarmente...

André Mendonça assume relatoria do caso Master após saída de Toffoli

Por André Richter –  Agência Brasil O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Municípios serão notificados pelo TCE-AM após fiscalização em escolas

Os prefeitos dos municípios de Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo serão notificados pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) após a conclusão das...

Beach club embargado da família Vorcaro realiza evento no pré-Carnaval da Bahia

Por Thiago Domenici – Agência Pública Uma festa realizada no último fim...

TCE-AM determina que ex prefeito de Manaquiri devolva R$ 62,9 mil aos cofres públicos

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) determinaram que o ex-prefeito de Manaquiri, Aguinaldo Martins Rodrigues, devolva aos cofres públicos o total...