GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quarta-feira, maio 21, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Davi Kopenawa participa de edição especial dos Seminários da Amazônia

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza, no dia 21 de maio (quarta-feira), uma edição especial dos Seminários da Amazônia com a participação do ativista e liderança indígena Davi Kopenawa Yanomami, reconhecido por sua atuação internacional na defesa dos direitos indígenas e da Amazônia. A palestra, intitulada ‘Em defesa da floresta e do povo Yanomami, no cenário de mudança climática (vingança da terra-mãe): um chamamento de ativismo’, será realizada às 9h30 no auditório do Bosque da Ciência e é aberta ao público.

Com base em sua experiência como liderança indígena e defensor histórico da Amazônia, Kopenawa, reconhecido também como Xamã de seu povo, fará um chamado ao ativismo diante das transformações ambientais que vêm impactando diretamente os povos originários e os ecossistemas da floresta. A atividade propõe reflexões sobre o desmatamento ilegal e a negligência com os direitos humanos e territoriais dos Yanomami. “Esse evento inédito e marcante para a programação dos Seminários, nos permitirá ampliar o diálogo entre ciências e visões de mundo na Amazônia e, de modo muito especial, ouvirmos o depoimento dessa importante liderança sobre as crises humanitárias e ambientais atuais que afetam a região e seus habitantes”, declara o diretor do Inpa Henrique Pereira sobre a presença de Kopenwa no Instituto. .

Sobre o palestrante

Davi Kopenawa Yanomami é uma das lideranças mais respeitadas na luta pelos direitos dos povos indígenas e pela proteção da floresta amazônica. Xamã foi o fundador e é o atual presidente da Hutukara Associação Yanomami. Com ampla atuação como autor, roteirista, produtor cultural e palestrante, Davi é coautor do livro A queda do céu — palavras de um xamã yanomami (2010), em parceria com o antropólogo francês Bruce Albert. Sua trajetória é reconhecida por conectar o conhecimento ancestral à militância política e ambiental, consolidando-se como uma das vozes mais importantes da resistência indígena no Brasil e no mundo.

Sua luta não se limita ao território brasileiro. Como líder indígena de projeção internacional, Davi tem sido reconhecido por sua atuação em diversos fóruns globais sobre mudanças climáticas, direitos humanos e justiça ambiental. Em reconhecimento à sua contribuição para a luta dos povos indígenas e pela preservação do meio ambiente, Davi recebeu diversos prêmios e honrarias, incluindo o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Sobre os Seminários da Amazônia

Constituem um espaço tradicional de diálogo e debate científico sobre temas relevantes para a região. Com foco na interdisciplinaridade e na diversidade de saberes, os Seminários abordam temas que vão da ecologia à antropologia, passando por biotecnologia, manejo florestal e políticas públicas. Os encontros são presenciais, gratuitos e abertos à comunidade acadêmica, instituições parceiras e ao público. Não há emissão de certificados para os participantes.

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Adeus, ChatGPT da OpenAI? Nvidia lança novo modelo de Inteligência Artificial que detona a concorrência

A Nvidia fez um movimento importante no campo da inteligência artificial ao lançar um novo modelo de IA que superou as ofertas das principais...

Palestinos fogem de Rafah após Israel emitir ordens de desocupação

Moradores da Faixa de Gaza tiveram que se deslocar novamente no sul do território palestino nesta segunda-feira (31), fugindo de bairros...

‘O que querem é que tenhamos filhos de estupradores’, afirma deputada

Deputados estaduais se manifestaram contra o projeto de lei 1904/2024, do deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que equipara o aborto de feto com viabilidade...
spot_imgspot_img