Defesa Civil do Amazonas promove capacitação dos municípios que participarão da simulação do sistema Defesa Civil Alerta

 

Treinamento orienta os agentes de Defesa Civil dos municípios sobre protocolos e procedimentos para garantir a eficácia da simulação

A Defesa Civil do Amazonas iniciou, nesta segunda-feira (1º/09), a capacitação de representantes dos municípios de Manaus, Manacapuru, Iranduba e Novo Airão, que irão participar da simulação do sistema Defesa Civil Alerta, ferramenta que envia mensagens de emergência diretamente aos celulares da população em áreas de risco. O treinamento tem como objetivo preparar gestores e equipes técnicas para os protocolos que serão adotados durante a simulação, assegurando que a ação ocorra de forma organizada e segura.

O sistema já está em funcionamento em outras regiões do país e, em breve, será expandido para toda a Região Norte, fortalecendo a comunicação de risco e a preparação das comunidades para possíveis desastres naturais.

A simulação está prevista para ser executada ainda neste mês. E contará com mensagens enviadas a celulares de moradores das áreas selecionadas. Para evitar desinformação, a Defesa Civil fará ampla divulgação prévia junto à população, reforçando que se trata de um teste do sistema e não de uma situação real de emergência.

De acordo com o chefe do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Amazonas, Charlis Barroso, a capacitação é uma etapa fundamental para que os municípios estejam alinhados às orientações nacionais.

“Estamos preparando os municípios para que a simulação seja bem-sucedida e cumpra seu papel de testar a eficiência do sistema, além de reforçar a importância da comunicação rápida e clara em situações de risco. Esse é mais um passo para fortalecermos a cultura de prevenção e proteção da população amazonense”, destacou o gestor.

O coordenador da Defesa Civil de Novo Airão, Marcio Cavalcante, destacou a relevância da ação para fortalecer a atuação local. “Essa preparação é essencial para que possamos orientar nossa população e garantir que todos compreendam como funciona o sistema. É um avanço importante, que vai melhorar nossa resposta em situações de risco e aumentar a sensação de segurança da comunidade”, afirmou.

Há dois tipos de alertas conforme sua severidade ou finalidade: o extremo e o severo. O primeiro, é o nível máximo de alerta, caracterizado por ameaças extremas à vida ou à propriedade, necessitando que a população adote medidas de proteção imediata. E o segundo, a urgência não é imediata e a população tem mais tempo para se proteger.

Como funciona o sistema

Diferentemente do alerta encaminhado via SMS, o Defesa Civil Alerta apresenta a mensagem de texto sobreposta ao conteúdo em uso no celular, garantindo maior visibilidade da informação. A janela só é fechada com o comando do usuário do aparelho.

Em casos de riscos extremos, o alerta será emitido com um sinal sonoro no celular, mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso, para garantir que todos recebam a mensagem. Outra diferença importante é que não há necessidade de cadastro prévio ou indicação de CEP: os alertas de emergência são enviados automaticamente a todos os celulares que estejam em localidades com risco de desastres mapeadas pela Defesa Civil.

Compatibilidade dos aparelhos

No geral, os aparelhos mais novos, lançados a partir de 2020, são os compatíveis com o Defesa Civil Alerta. Em termos técnicos, aparelhos definidos como CAT 4 ou superior pelo padrão 3GPP, que suportem tecnologias 4G ou 5G, com os sistemas operacionais Android e iOS.

Caos climático: El Niño ameaça SP com fogo, temporal e seca

Por Clayton Castelani (Folhapress) – A chuva acima da média em São Paulo neste início de inverno,...

Internado, Parreira passa por cirurgia no Rio de Janeiro

O técnico Carlos Alberto...

Venezuela: Idosa e criança são salvas após 3 dias soterradas

Do Brasil de Fato As equipes de resgate na Venezuela correm contra o...

Amazonas Repórter

Tudo

Prefeitura de Manaus promove ação alusiva ao Dia Internacional dos Povos Indígenas

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu, nesta sexta-feira, 15/8, uma ação em alusão ao Dia Internacional dos Povos...

“Desrespeito a direitos conquistados“, diz secretária expulsa de voo à CNN

Em entrevista ao CNN 360°, a ex-deputada estadual e atual secretária de Desenvolvimento Social e Habitação de Valinhos (SP), Célia Leão,...