GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
31.1 C
Manaus
terça-feira, maio 20, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Defesas dos acusados de golpe pedem julgamento no plenário do STF

[ad_1]

Durante a sustentação oral no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (25), os advogados de defesa dos oito acusados de planejar e executar um golpe de estado voltaram a defender que o caso seja remetido para julgamento pelo plenário do Supremo, diante de sua relevância e do atual entendimento da Corte a respeito do foro privilegiado. 

O julgamento está sendo realizado pela Primeira Turma do Supremo, que decide se recebe ou não a parte denúncia referente ao chamado “núcleo crucial” do golpe, composto por oito dos 34 denunciados pela tentativa de golpe. O colegiado é composto por cinco dos 11 ministros do Tribunal. 

Celso Vilardi, advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, argumentou que a competência do plenário é determinada pelo próprio entendimento mais atual do Supremo a respeito do foro privilegiado. 

O entendimento recente do Supremo é o de que os casos sobre crimes supostamente cometidos durante o exercício e em função do cargo devem permanecer na Corte mesmo após o alvo deixar o posto. 

Vilardi argumentou, contudo, que Bolsonaro era presidente da República, cuja competência para julgar cabe justamente ao plenário, conforme previsto pela Constituição.

O advogado sustentou que os atos criminosos supostamente praticados têm relação direta com o cargo e teriam sido praticados em função dele, e que Bolsonaro “chegou a ser investigado quando ainda era presidente”.

A previsão é de que o julgamento sobre o eventual recebimento da denúncia termine somente na tarde de quarta-feira (26).

[ad_2]

Fonte: Agência Brasil de Notícias

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Projeto ‘Nosso Centro’ da Prefeitura de Manaus integra Guia Nacional e pode ser consultado no site do Implurb

O projeto lançado pelo prefeito de Manaus, David Almeida, para promover reabilitação e revitalização no centro da capital, o “Nosso Centro”, foi destaque na publicação do “Guia de Boas Práticas em Mobilidade Urbana: Estudos de Replicabilidade”, do projeto AcessoCidades, iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com a Confederación de Fondos de Cooperación y Solidaridad (Confocos)/Espanha e a Associazione Nazionale Comuni Italiani (ANCI)/Itália, com cofinanciamento da União Europeia.

Amazonas Shopping e Sejusc oferecem serviços gratuitos aos idosos, nesta quarta-feira (21)

O Amazonas Shopping, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), oferece nesta quarta-feira (21) uma série de...

Quintas e Decanter reúnem arte da degustação de vinhos e experiência com a natureza em happy hour exclusivo

A degustação de vinho é uma arte que envolve a utilização de diversos sentidos e um contato intimista com a bebida. Da mesma forma...
spot_imgspot_img