João Tayah entrou na Polícia Civil do Amazonas em 2014, sendo designado para atuar na cidade de Nhamundá, distante 382 quilômetros de Manaus. Lá desenvolveu diversas operações de combate a furtos e ao tráfico de drogas. Mas também visitava as escolas e comunidades rurais para ministrar palestras sobre drogas, bullying e violência doméstica, coordenando um projeto denominado “Delegado Legal”.
Anos depois foi convidado pela direção da instituição para trabalhar em Manaus, tendo atuado em delegacias de todas as zonas da cidade. Em 2019, foi nomeado Ouvidor-Geral do Sistema de Segurança Pública, cargo equivalente ao de Secretário de Segurança Pública, tendo desenvolvido diversas audiências públicas e reuniões comunitárias para debater segurança com os cidadãos, da capital e do interior do estado.
Nos últimos anos passou a atuar de forma muito eficiente na Delegacia da Mulher, combatendo toda forma de violência doméstica e sendo o delegado plantonista com mais operações e prisões realizadas naquela unidade policial, nos anos de 2020 a 2023.
Em 2023, João Tayah foi eleito pelos seus pares Secretário-Geral da Associação dos Delegados de Polícia do Amazonas (ADEPOL/AM), razão pela qual se licenciou de suas atividades para se dedicar à luta por direitos da categoria policial.
Este ano ele pretende ser candidato ao mandato de Vereador pelo Partido dos Trabalhadores, em Manaus. A escolha do partido, segundo ele, “é a que mais condiz com sua história de dedicação às causas sociais, à igualdade e à justiça”.