spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Desafios sociais e políticos após a redemocratização do Brasil


A redemocratização do Brasil é um dos temas que precisa ser recorrente dentro e foras das salas de aula. Na verdade, acredito que após anos com o país sob a repressão de governos militares o tema deveria ser, cada vez mais, recorrente para além dos espaços acadêmicos e nichos políticos.

Nos últimos anos assistimos o avanço e o crescimento do conservadorismo. Cenários conturbadores da sociedade brasileira em que o ódio, racismo, preconceitos e intolerância são facilmente substituídos pela “expressão” opinião pessoal.

Ou por assim dizer, essas violências e ataques aos direitos garantidos são, cotidianamente, camuflados em opinião pessoal dentro da nossa sociedade e passam a fazer parte das nossas relações pessoais.

Um olhar mais atento à História das sociedades contemporâneas, nos permite enxergar e compreender que conflitos e disputas territoriais e religiosos nunca deixaram de fazer parte das transformações sociais.

Sim, nunca deixaram! E mesmo hoje, com todo processo politico, econômico, social e cultural para promover um país mais democrático e laico os desafios são inúmeros e as tentativas de suprimir direitos garantidos ainda assombram as nossas realidades.

De fato, a redemocratização nos trouxe desdobramentos sociais, políticos e culturais. O fim da censura, a abertura para o pluripartidarismo, a retomada e expansão de ações de movimentos populares, a promoção da liberdade de expressão etc.

Mas não podemos nos esquecer que as palavras ‘democracia e liberdade’ ainda não são realidades para pessoas negras que cotidianamente são vítimas de racismo. Para adeptos das religiões de matrizes africanas vítimas de intolerância religiosa. Para pessoas em situações de vulnerabilidade social e econômica que, ainda, não são consideradas cidadãs brasileiras.



Fonte: ICL Notícias

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...

Justiça suspende regras de escolas cívico-militares em SP

A Justiça suspendeu liminarmente...

André Mendonça assume relatoria do caso Master após saída de Toffoli

Por André Richter –  Agência Brasil O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Escola de Contas abre ano letivo com palestra do ministro Alexandre de Moraes, em Seminário de Direito Eleitoral

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio da Escola de Contas Públicas (ECP), abre o ano letivo de 2023 com o seminário Direito Eleitoral com várias autoridades da área.

Propriedade intelectual e o que muda na era da IA generativa

Com o uso cada vez mais difundido da inteligência artificial generativa, capaz de criar textos, imagens, vídeos, músicas e outras formas de conteúdo,...