spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

desconfiança na gestão de Lula cresce no Norte e Centro-Oeste


15 de março de 2025

Letícia Misna – Da Cenarium

MANAUS (AM) – Pesquisa divulgada pelo Ipsos-Ipec revelou que 66% dos moradores da Região Norte e Centro-Oeste não confiam na atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os números foram divulgados nessa sexta-feira, 14.

Em relação ao Norte, o crescimento foi de 10% em comparação à última avaliação publicada pelo Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), em dezembro de 2024, quando o percentual de desconfiança na região era de 56%.

(Fonte: Ipsos-Ipec)

Quanto ao quesito “aprovação da forma como o presidente administra o País“, também houve um aumento na desaprovação entre nortistas: desde dezembro de 2024, o número subiu de 50% para 59%.

(Fonte: Ipsos-Ipec)

Já em “avaliação, apenas 6% da Região Norte classificou o governo como “ótimo“, e 29% como “péssima“. Em 2024, “ótimo” aparecia com 8%, e “péssimo” com 20%.

(Fonte: Ipsos-Ipec)
Outros recortes

Em recorte por escolaridade no Brasil, o atual nível de desconfiança em Lula entre pessoas que estudaram até o Ensino Fundamental é de 47%, enquanto entre cidadãos com Ensino Médio e Ensino Superior é de 63% e 65%, respectivamente.

Entre os gêneros feminino e masculino, o número é de 56% de desconfiança para mulheres, e 61% para homens. Para católicos, esse percentual aparece como 48%, evangélicos 70%, e outras religiões 66%.

LEIA TAMBÉM:

Esquerda e direita

A pesquisa também levou em conta a opinião de pessoas que votaram em Lula (PT) ou em Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das Eleições de 2022.

Eleitores de Lula:

  • 75% confiam em seu governo e 23% não confiam;
  • 74% aprovam e 23% desaprovam;
  • 16% classificaram como “ótimo” e 7% como “péssimo”.

Eleitores de Bolsonaro:

  • 8% confiam no Governo Lula e 91% não confiam;
  • 10% aprovam e 88% desaprovam;
  • 1% classificaram como “ótimo” e 55% como “péssimo”.

Em 2022, Lula obteve a maioria dos votos válidos em três Estados da Região Norte, sendo eles Amazonas, Pará e Tocantins, enquanto Bolsonaro venceu em Roraima, Rondônia, Acre e Amapá, conforme dados do Superior Tribunal Eleitoral (STE).

Queda na avaliação

Em termos gerais, a avaliação sobre a administração de Lula tem caído desde que começou a ser feita, em março de 2023. Em 12 meses, a visão negativa sobre o governo, antes se apresentando com o menor percentual, foi elevada e agora aparece em destaque.

(Fonte: Ipsos-Ipec)

A pesquisa Ipsos-Ipec – Avaliação da Atuação do governo federal foi realizada entre os dias 7 e 11 de março de 2025, com 2 mil eleitores, em 131 municípios brasileiros.



Fonte: Agência Cenarium

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Vídeo: Wilson usa máquina pública e casa de Cidade para montar esquema e eleger Brena Dianná em Parintins

Supostas operações policiais tendo como alvo pessoas da relação com o prefeito de Parintins, Bi Garcia; instalação de grampos em aparelhos telefônicos; a vinda...

Quem são os finalistas do BBB 25? Confira

Guilherme, João Pedro e Renata estão na Final do BBB25. Neste domingo (20), Tadeu Schmidt oficializou o Top 3 da edição e...

Brasileiro teria informado sobre “jovens meninas” de Epstein

Por Leandro Demori e Jamil Chade Um brasileiro prestou depoimento ainda em 2016...