Orientação jurídica, Oficinas de Empreendedorismo, Educação Financeira, Moda e Empreendedorismo, são alguns dos serviços que a população de Manaus poderá usufruir, de forma gratuita, sábado (16), em comemoração à Campanha da Responsabilidade Social.
A iniciativa é da Faculdade Santa Teresa (FST) e acontece das 8h às 12h, na sede da instituição, na rua Acre, bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul. A faculdade também promoverá uma roda de conversa e palestra sobre suicídio e saúde mental, em alusão à Campanha Setembro Amarelo. Trata-se de um movimento mundial de prevenção ao suicídio.
Segundo a Coordenadora de Pesquisa e Extensão da FST, Suelânia Figueiredo, não é preciso fazer inscrição, basta comparecer à instituição no dia do evento e buscar os serviços desejados. Ela explica que a iniciativa integra a Campanha Nacional da Responsabilidade Social 2023, promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).
“Essa ação é muito importante, porque contribui com a população que, muitas vezes, não tem acesso, em outros lugares, aos serviços que oferecemos na FST. Somos parceiros da ABMES, que realiza essa campanha todos os anos, na terceira semana de setembro. A FST participa desde a sua inauguração, em 2018”, disse.
A coordenadora ressalta a importância do evento no aprendizado dos alunos. “No processo de extensão, quando o aluno ensina, aprende mais. Nessa campanha, abrimos as portas da instituição e os alunos prestam serviços dentro de suas áreas de formação. Isso tem como objetivo exercer o papel de Instituição de Ensino Superior socialmente responsável. Temos a obrigação de prestar esses serviços para a melhoria da qualidade de vida das populações que vivem à margem dos direitos que têm na sociedade”, destacou.
Programação – O curso de Biomedicina da FST vai promover orientação sobre procedimentos caseiros que podem ser feitos para a higienização adequada de alimentos, bem como o uso da água como medida preventiva contra enteroparasitoses. Já o curso de Psicologia realiza atividades sobre causas, características e consequências do suicídio, e a importância de buscar ajuda.
Alunos do curso de Administração realizam oficina de empreendedorismo com foco na orientação no processo de empreender, além da melhoria de negócios existentes.
O público também poderá participar da oficina de Educação Financeira do curso de Ciências Contábeis, com alerta para a importância da declaração correta do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e o funcionamento da temida “Malha Fina”.
O curso de Direito vai oferecer orientações sobre pensão alimentícia e seguridade social. A proposta é informar sobre direitos ao sustento adequado de dependentes, mesmo em casos de separação dos genitores. Já a atividade de seguridade social visa orientar sobre direitos aos benefícios assistenciais e previdenciários.
O curso de Arquitetura e Urbanismo promoverá a oficina “Arborizando para o Futuro”, que chama atenção para a melhoria do ambiente com arborização urbana.
Alunos do curso de Design de Moda realizam a oficina Moda Circular e ressignificação de roupas. O objetivo é ensinar como customizar e realizar reparos de peças em desuso ou já descartadas, para criação de novos produtos.