GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
24.3 C
Manaus
segunda-feira, maio 19, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS: Top 5 livros de autores indígenas que você precisa ler!

Para celebrar o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado nesta quarta-feira, 9 de agosto, do ano de 2023, a Editora Valer selecionou um TOP de cinco livros essenciais escritos por autores indígenas que você precisa ler.

De acordo com a coordenadora editorial da Valer, professora Dra. em Filosofia, Neiza Teixeira, o propósito desta data é conscientizar as pessoas sobre a inclusão dos povos indígenas na sociedade e garantir a preservação da cultura tradicional de cada um deles, como fonte essencial de sua identidade. Por isso, a editora Valer valoriza os textos escritos pelos povos originários. “A editora Valer, que é comprometida com o pensamento amazônico nas suas mais diversas expressões, considera que a publicação de autores indígenas contribui de forma inabalável para o conhecimento dos povos, cultura, sobretudo, da permanência de cada nação indígena na imensidão que constitui o planeta Terra.

Sobre a data

Em 9 de agosto, é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1994. O dia é dedicado a homenagear e reconhecer as tradições dos povos indígenas e promover a conscientização sobre a inclusão dos povos originários na sociedade, alertando sobre direitos e reafirmando as garantias previstas na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

Confira o TOP 5

1.Antes o mundo não existia“, de Firmino e Luiz Lana.
Foi o primeiro livro escrito por um indígena no Brasil. Ele traz o mito Desana e outras histórias narrados por pai e filho. Firmino e Luiz Lana.

2.Gaapi: uma viagem por este e outros mundos‘, de Jaime Diakara.
Apresenta o Gaapi, conhecido como Ayauasca, e explora as conexões dele com a vida social e a cosmologia dos Desana.

3. Canumã: a travessia, de Yatanjé Cardoso.
Este livro registra a preocupação do autor Munduruku, com o futuro de seus parentes. Em forma de romance, apresenta o seu povo e os problemas mais urgentes.

4. Maraguápéyara. Neste livro, quatro autores indígenas (Yaguarê Yamã, Elias Yaguakãg, Uziel Guaynê e Roni Guará) trazem a público o primeiro documento escrito sobre a vida do povo Maraguá. Conta a história e o cotidiano, desde ritos e lendas, bem como o esporte e as brincadeiras.

5. Mitologia Tariana. Este livro traz a história do povo Tariano, contada por um dos seus descendentes – Ismael Tariano. Ao longo do Médio e Alto curso do rio Uaupés, encontram-se os demais povos tradicionais da Amazônia que lutam pela sobrevivência.

Para adquirir qualquer uma das obras, basta acessar o site da editoravaler.com.br, o blogdavaler.com ou solicitar pelo WhatsApp 92 99613-1113.

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Goleadas e demissões de técnicos: o resumo da quarta rodada do Brasileirão

A quarta rodada do Campeonato Brasileiro 2025 foi marcada pela queda de dois técnicos, além de goleadas e preocupação com craque...

Criança morre atropelada por caminhão de lixo em Manaus

Alana Kamile Silva Ferreira, de seis anos, morreu atropelada por um caminhão de coleta de lixo (Reprodução) ...

Super Nova Era abre 123 vagas de emprego em Manaus

O Super Nova Era está com 123 vagas de emprego abertas em Manaus, para 17 áreas. As oportunidades são para Açougueiro, Auxiliar de Açougueiro,...
spot_imgspot_img