spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Dilma Rousseff destaca pontificado humanista de papa Francisco


A presidenta do banco dos Brics e ex-presidenta da República Dilma Rousseff manifestou nesta segunda-feira (21) profundo pesar pelo falecimento do papa Francisco. Em nota divulgada pelas redes sociais, ela destacou o legado humanista do pontífice e o classificou como “um exemplo de humanidade”.

“A partida de Sua Santidade marca o fim de um dos pontificados mais humanistas, corajosos e inspiradores da história recente”, afirmou. Para Dilma, o papa, primeiro da América Latina, “trouxe para o trono de Pedro a linguagem do cuidado, da simplicidade e da esperança”.

A ex-presidenta, que esteve com o pontífice em 2024, ressaltou ainda o papel de Francisco na defesa dos mais pobres, na promoção da justiça social, da fraternidade entre os povos e na luta pelo meio ambiente — frequentemente referida por ele como a “Casa Comum”.

“Em tempos marcados por desigualdades, crises ambientais e conflitos, Francisco foi presença de luz — capaz de unir fé e razão, espiritualidade e ação, oração e ternura”, escreveu Dilma, que em 2013 recebeu o papa Francisco em sua visita ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude.

Ela também relembrou momentos pessoais de admiração pelo líder religioso: “Sempre me emocionei com sua capacidade de escuta, seu olhar sereno, suas palavras desarmadas. Francisco devolveu ao mundo a beleza da misericórdia”.

A presidenta do banco dos Brics prestou solidariedade à família do papa, ao povo argentino — país natal de Jorge Mario Bergoglio — e aos milhões de fiéis em todo o mundo que se sentiram tocados por sua mensagem. “Seu filho mais universal será lembrado com orgulho por gerações”, afirmou Dilma.

“Hoje, o mundo perde um líder espiritual. Eu me despeço de um exemplo de humanidade. Descanse em paz, Papa Francisco.”





Fonte: Agência Brasil de Notícias

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Polícia de SP realiza operação para prender 1.400 suspeitos de violência contra a mulher

Por Bruno Lucca (Folhapress) – A Polícia Civil de São Paulo realiza desde...

Manaus vira a chave na educação infantil e registra, pela primeira vez, mais vagas em creches do que a demanda

Manaus vive um novo momento na educação infantil. Após anos marcados por filas e dificuldades para conseguir matrícula em creches, a capital amazonense alcançou...