A Faculdade Santa Teresa recebeu o estilista e diretor criativo da marca Utopia Brasil, Ramon Alada. Ele visitou a instituição para um bate papo com os estudantes do primeiro período do curso de Design de Moda.
O coordenador de Design de Moda da FST, Cidarta Gautama, ressalta que esse contato dos estudantes com profissionais experientes do mercado é um dos focos do curso. “Nós entendemos que essa troca enriquece o aprendizado e o desenvolvimento dos futuros profissionais”, destacou.
Durante o bate papo com os estudantes, Ramon Alada propôs uma imersão criativa mediada por ele e o coordenador do curso da Faculdade Santa Teresa. O estilista apresentou a metodologia de “criação por singularidade”, que representa a necessidade de pensar a moda para o outro e nunca para si próprio.
De acordo com o Ramon Alada, é muito comum o aluno, ao iniciar a faculdade de moda, acreditar no seu gosto pessoal no momento de propor os projetos, entretanto, o segredo está justamente em distanciar-se dos seus interesses e percepções e pensar no que o público gostaria de usar.
Os alunos foram provocados a listar tudo que jamais usariam como moda e, a partir destes itens, descobrir como revisitar os estilos e marcas de luxo, para entender como criar por singularidade. “A moda retrata modos, portanto, não se trata apenas de uma roupa, e sim, de comunicar a mensagem que o usuário espera passar através da imagem“, destacou.
Natural de São Paulo, Ramon Alada é formado pela Faculdade Santa Marcelina, localizada no estado paulista. Há cinco anos ele mora em Manaus e se divide entre as duas cidades. Também atuou como stylist na emissora Rede TV. Atualmente, está à frente da Utopia Brasil, marca de moda autoral, em que desenvolve todo o processo de criação das peças.