GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
38.3 C
Manaus
sexta-feira, setembro 20, 2024
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Dívidas com contas básicas caem pelo segundo mês entre amazonenses, aponta Mapa da Inadimplência da Serasa

  • Dívidas com o setor de varejo são as mais comuns entre os amazonenses;
  • Número de inadimplentes no Brasil atinge 71,9 milhões.

As dívidas relacionadas a contas básicas, como luz, água e gás, diminuíram no Amazonas 0,41 pontos percentuais entre setembro e outubro, passando de 16,69% das pendências financeiras para 16,28%. Esse é o segundo mês que o estado apresenta leve redução nesse segmento de dívidas. Em setembro também houve queda de 0,41 pontos percentuais em comparação ao mês de agosto. O dado é da edição mais recente do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa, que reúne informações do mês de outubro de 2023.

O levantamento aponta, ainda, que os débitos com o setor de varejo são os mais comuns entre os amazonenses (27,34%), seguido de bancos e cartões (26.33%). Já as dívidas financeiras e serviços representam 13,17% e 7,67% das pendências, respectivamente.

O Amazonas tem 1,5 milhão de pessoas inadimplentes, o que abrange 52,54% da população. A capital, Manaus, concentra o maior número de inadimplentes, mais de 1 milhão. Os outros três municípios mais populosos do estado também possuem grande número de pessoas que não conseguem pagar as dívidas – Itacoatiara (39.672 mil), Manacapuru (37.194 mil) e Parintins (32.194 mil).

Entre as faixas etárias, os maiores inadimplentes no Amazonas têm entre 26 e 40 anos (36,0%), seguidos pela população entre 41 e 60 anos (35%), maiores de 60 anos (15%) e aqueles com até 25 anos (14,1%).

Cenário nacional – O número de brasileiros inadimplentes teve leve alta em outubro. Foram 71,9 milhões contra 71,8 milhões em setembro. Desse total, 50,4% são mulheres e 49,6% são homens. As faixas etárias mais afetadas continuam sendo as de 41 a 60 anos de idade (34,9%) e de 26 a 40 anos de idade (34,5%).

Feirões Serasa

A Serasa promove diversas ações para combater a inadimplência no Brasil. Entre elas, destacam-se feirões para negociações de dívidas.

Após realizar eventos em Campinas (SP), na capital paulista e em Salvador (BA) no início do mês, a Serasa planeja novos feirões pelo Brasil. As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE) receberão iniciativas entre os dias 21 e 25 de novembro.

Além disso, é possível quitar dívidas por meio do feirão online, que teve início em 30 de outubro e estará disponível ao público até 30 de novembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

TCE-AM inicia plano de aperfeiçoamento dos sistemas de fiscalização das contas públicas

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (17), as secretarias de Tecnologia da Informação (Setin) e de Controle Externo (Secex) do Tribunal de Contas...

Senador Eduardo Braga e Prefeito David Almeida entregam pacote de ações para saúde, segurança, infraestrutura, habitação, feiras e mercados, em Manaus

O Senador Eduardo Braga (MDB) e o Prefeito David Almeida entregam um pacote de ações para fortalecer diversas áreas, em Manaus, nesta sexta-feira (5),...

Presidente do TCE-AM é homenageada com medalha da Ordem do Mérito Judiciário

A conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins, foi homenageada com a medalha da Ordem do Mérito Judiciário, grau Comendador,...
spot_imgspot_img