spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Dom Steiner diz que Papa Francisco sempre respeitou indígenas



Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus (Composição: Matheus Moura/CENARIUM)

21 de abril de 2025

Izaías Godinho – Da Cenarium

MANAUS (AM) – O arcebispo de Manaus (AM) Dom Leonardo Steiner, de 74 anos, afirmou que nenhum outro Pontífice teve tanta preocupação com a Amazônia quanto o Papa Francisco. A declaração do primeiro cardeal da Amazônia foi dada durante coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, 21, realizada na capital amazonense após o anúncio do falecimento do líder da Igreja Católica, em Roma.

Segundo o arcebispo de Manaus, o Papa teve olhar atento para as questões ambientais e sempre respeitou os povos originários. Além disso, a orientação do Pontífice era de que a igreja deveria ser um instrumento de transformação social.

“O Papa Francisco tinha um carinho tão grande pela Amazônia, pelo pulmão da terra e principalmente pelos povos originários. Cada vez eu que encontrava com ele, ele sempre perguntava: ‘E a nossa Amazônia, como vai?’. Sempre nos incentivou, como igreja, a ajudar na transformação social”, disse Steiner.

Dom Steiner fala sobre Papa Francisco em coletiva de imprensa (Divulgação)

Ao ser questionado sobre a possibilidade de ser convocado para disputar o Conclave, época em que haverá eleição para a escolha do novo Papa, Steiner afirmou que não acredita na possibilidade de se tornar o novo pontífice, mas que a igreja vai avançar e não retroceder.

“Eu devo ser convocado para a eleição, uma vez que sou cardeal eletivo, assim como todos os cardeais com menos de oitenta anos e certamente receberemos o convite para participar das cerimônias do sepultamento”, disse.

A morte do Papa Francisco foi determinada por registro eletrocardiotanatográfico. O atestado de óbito afirma que Francisco entrou em coma antes de sua morte. O quadro de saúde foi agravado pelo episódio de pneumonia, hipertensão e diabete tipo 2.

O papa havia recebido alta hospitalar no fim de março, após 37 dias internado, e foi orientado por médicos a ficar dois meses de repouso e se encontrar com poucas pessoas.

Leia mais: Papa autoriza estudos para reforma da Igreja Católica



Fonte: Agência Cenarium

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

5 motivos pelos quais as IAs ainda não substituem a pesquisa no Google

Tudo sobre Google Tudo sobre Inteligência Artificial Os softwares de inteligência artificial disponíveis são uma ótima opção para ajudar os usuários a buscar por informações...

Pedido de CPI do Banco Master é protocolado na Câmara dos Deputados

Por Cleber Lourenço O deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) protocolou no início da noite...